TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar e Controlar Alguns Fatores de Riscos

Por:   •  27/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

SENAC - EAD

PEDRO HENRIQUE CARVALHO DE AZEVEDO

ATIVIDADE 2

Identificar e Controlar alguns fatores de riscos

EAD

2023

1. Elabore um plano de ação para quatro itens que ainda não estão em conformidade na checklist de abril de 2021. Apresente tais itens indicando a ordem de prioridade das melhorias e justifique sua escolha.

Plano de ação

Item

Qual é a ação a ser tomada?

Prazo para execução

(xx/xx/xxxx)

Responsável pela execução

1

Manutenção dos equipamentos em condições defeituosas

28/05/2021

Copeiro

2

Realizar um monitoramento e treinamento contínuo sobre o uso dos EPIs

07/05/2021

Técnica em Segurança do Trabalho

3

Sinalizar e verificar regularmente todos os pontos escorregadios

03/05/2021

Servente

4

Substituição imediata das lâmpadas irregulares

14/05/2021

Auxiliar de Serviços Gerais

2. Considerando as ações propostas anteriormente, defina qual ação é prioritária e justifique sua resposta.

Item 2. Realizar um monitoramento e treinamento contínuo sobre o uso dos EPIs.

Através dessa ação é possível evitar alguns cenários adversos e ter uma atuação preventiva das condições de realização das tarefas de cada funcionário. Na qual, sua segurança e seu bem-estar deve ser prioridade máxima, evitando potenciais riscos e prevenindo possíveis acidentes do ambiente de trabalho.

Portanto, ao priorizar esse processo, a empresa promove um ambiente de trabalho mais confiável e produtivo, demonstrando uma responsabilidade corporativa ao resguardar a integridade física dos seus colaboradores.

3. Com base nos dados registrados entre janeiro e abril de 2021, houve uma redução no número total de acidentes. De acordo com esse panorama, qual é a meta a ser atingida nos próximos quatro meses? Justifique.

Sabemos que a segurança no ambiente de trabalho é vital. Logo, a partir do inventário já realizado, é importante que a empresa se organize para evitar possíveis acidentes corriqueiros como o piso escorregadio, manuseio de facas e queimaduras. Logo, ao chegar em agosto de 2021, é fundamental que os acidentes referentes a essas atividades sejam eliminados. Para isso a empresa deve priorizar no treinamento dos usos dos EPIs, já que esses eventos podem estar associados ao uso incorreto do mesmo ou a falta de uso no dia-a-dia.

Apesar da grande redução do número de acidentes relacionados a operação das máquinas, a empresa ainda mantém alguns equipamentos defeituosos, logo é importante realizar a manutenção dos mesmos para evitar cenários adversos futuramente.

4. Descreva com as suas palavras o que são os indicadores de gestão em saúde e segurança no trabalho e qual a sua importância às organizações:

Os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para medir qualitativamente ou quantitavamente os processos de uma organização, avaliando o desempenho de suas atividades e o progresso da empresa em relação a metas e objetivos previamente definidos. Ao serem aplicados dentro de um programa em SST, esses indicadores desempenham um papel fundamental nos processos de avaliação, permitindo medir a eficácia das práticas relacionadas ao bem estar e segurança do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com