TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação E Crise Dos Sentidos.Psicologia Legitimidade

Exames: Identificação E Crise Dos Sentidos.Psicologia Legitimidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação e crise dos sentidos. Psicologia legitimidade.

Numa sociedade capitalista, cada atividade e todos os objetos de consumo. A própria linguagem que propicia a transmissão é a linguagem do mercador. Na direção do estabelecimento da forma mercantilista das comunicações, fazendo dessa uma atividade de instrumento manipulador, controlador por determinada classe social. Os meios de comunicação passam por um processo de fertilização, são transformados em coisas que assumem as qualidades de seres vivos, valendo, portanto, mais que uma vida humana.

Não há apego a leis ou tradições, apenas se seguem a figura do líder e suas determinações. Essa dominação carismática sempre existiu em nosso mundo, desde a liderança de profetas e de príncipes guerreiros, em todas as épocas nossos heróis e lideres que atraem inúmeros seguidores. Essa dominação se baseia apenas na crença que é ou outorgada ao herói, à autoridade carismática. O reconhecimento desse líder é considerado um dever é ai que encontra a legitimidade carismática. Sabemos que muitas revoluções foram feitas e guiadas por lideres carismática que conseguiam agrupa a população e faze-la se mobilizar por um ideal.

Para a psicologia social, legitimidade é um conceito importante para se trabalhar, em grupos sociais que frequentamos. Assim, não são sós os políticos em eleições ou os Governos que adquirem legitimidade, isso ocorre também em nossas mais simples relação sociais, nas quais estabelecemos condições de legitimidade ou não. A violência, por exemplo, não precisa ter legitimidade, já que com a força a dominação, mesmo sem legitimidade, ela se consolida. Por outro lado, a violência policial tem legitimidade atualmente em nossa sociedade em razão de darmos poderem á policia e concordamos com esse tipo de violência.

A legitimidade como conceito tem em Max Weber seu principal autor. Ele a define como a aceitação voluntaria de um sistema de dominação pela crença dos afetados na sua validade, bem como aproxima o conceito de legitimidade. A psicologia social, o estudo desse conceito é muito importante, pois está dentro das dinâmicas de autoridade e nas relações intergrupais. A relação entre legitimidade e autoridade aparece como central nas discussões que tratam de processo grupal, passando pelas nações de status e posições sociais.

Assim, a psicologia não pode deixar de lado ao ser discussão desse conceito e de sua influencia no comportamento do ser humano e dos grupos sociais quando se depara no cotidiano com processo de legitimidade, razão pela qual se abre e um amplo caminho para a pesquisa nessa área. Essa abordagem cria mais dificuldade que uma pessoa ocupa no mercado de trabalho, haja vista que ampliar o requisito a preenchimento por um candidato á vaga, que o individuo, além da qualificação escolar e profissional, esteja enquadrada no padrão com o corpo de perfeita de aparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com