TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia E Aparelhos Ideologicos Do Estado

Pesquisas Acadêmicas: Ideologia E Aparelhos Ideologicos Do Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha sobre o livro “Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado”

(Louis Althusser)

O filósofo francês de origem Argélia, Louis Althusser, autor dessa obra nasceu em 16 de outubro de 1918. Pelo fato de ser um aluno muito bom foi aceito na renomada Ecole Normale Superieur (Escola normal superior de Paris, ESN) em 1939, mas não adentrou de imediato por ter que participar da segunda guerra mundial. Por ter ficado aprisionado juntamente com soldados franceses em um campo de concentração de 1940 a 1945 isso lhe custou algumas seqüelas psíquicas durante toda sua vida já que durante esse tempo sua saúde mental e psicológica foi muita abalada por ter passado esses 5 anos preso. Ao retornar começou a estudar filosofia na ESN formando-se em 1948 e se tornando logo depois professor o qual era o responsável por preparar alunos para agregação na ESN.

Ingressa no partido comunista francês com seu posicionamento marxista. Nos anos sessenta surgem seus principais trabalhos que foram: Pour Marx e Lire Le Capital. Esse primeiro aborda sobre um novo método que deve permitir uma nova interpretação dos textos de Marx, pois Althusser acha necessária uma divisão epistemológica fazendo com que depreenda em Marx um verdadeiro pensamento filosófico. Já o segundo é uma analise de Althusser juntamente com os seus estudantes de O capital de Karl Marx refletindo o status filosófico da teoria marxista como critica da economia política e sua finalidade. Ambas causaram uma revolução teórica no campo marxista já que se contrapõem a leitura de Marx. Devido às seqüelas adquiridas durante a segunda guerra mundial ele sofria com crises psíquicas e passava por períodos de tratamento.

Em 16 de novembro de 1980 devido a uma severa recaída na doença ele causou involuntariamente a morte de Hélène sua companheira por estrangulamento após um surto psicótico. Depois desse fato ele se afastou dos trabalhos acadêmicos, entretanto continuou com sua produção teórica concentrado na solidão e na culpa. Dessa forma cinco anos mais tarde surgiu sua biografia “L’avenir dure longtemps” (O futuro dura muito tempo) que ele aborda sobre sua trajetória até a tragédia que aconteceu com ele. Ele faleceu no dia 22 de outubro de 1990 em Paris.

Althusser deu a teoria marxista como principal contribuição, a critica ao economicismo e ao humanismo que predominavam nas leituras de Marx. Manifestando uma ruptura entre Marx e Hegel, Althusser apresentar uma nova periodização da obra de Karl Marx diferenciando um período de juventude (não-marxista), período de maturidade (em que as bases cientificas rigorosas fundam a teoria do materialismo histórico). Althusser vê então a necessidade na teoria marxista da problemática cientifica do interior da ideologia e em luta com ele. Na teoria de Marx sua afirmação materialista contrapõe-se a interpretação do marxismo como vago humanismo que sustenta o próprio valor da ideologia burguesa dominante.

O filósofo Althusser é muito conhecido por ser um teórico das ideologias e tem como obra mais conhecida “Ideologia e Aparelhos ideológicos do Estado”. Nessa obra ele procura entender como a sociedade sobrevive em meio a tantas desigualdades, há um esforço em constituir um roteiro de pesquisa voltado à problemática do estado e do político, analisa a ideologia como espécie de prática em toda e qualquer sociedade, e encontra a presença de ideologias em que o estado utiliza o seu poder através da classe dominante e seus aparelhos ideológicos.

A ideologia é uma espécie de ideal ser seguido contendo um conjunto de idéias, pensamentos ou visões do mundo de um individuo ou de um grupo o qual faz parte orientado para as suas ações sociais. Ela aliena a mente das pessoas de um modo não perceptível já que usa o método da persuasão e não o da força física (dessa forma ele diferencia os aparelhos repressivos de estado de aparelhos ideológicos de estado já que o primeiro usa a força e o segundo a persuasão) fazendo com que todos comecem a seguir aquilo que lhes foi imposto sem perceberem. Se impõe aquilo que possa se aproximar e ir de encontro a oque se considera uma sociedade ideal.

Seu uso tem como finalidade garantir um controle social, pois todos se tornam fáceis de serem manipulados privando-os assim de suas respectivas liberdades já que quem irá ditar a regra será o outro e obrigatoriamente todos irão seguir já que o aparelho ideológico aliena a massa e poucos são aqueles que tentam se desvencilhar desse controle, mas não conseguem por serem minoria e também pelo fato de na minha opinião existirem os aparelhos repressivos do estado que inibem isso através da violência física ou não ,dando uma espécie de proteção à parte ideológica para que possa agir dentro das famílias,escolas,igrejas e estas também têm suas formas de violência não do tipo física mas,por exemplo, com exclusões, seleções e penalidades.

A existência material da ideologia se faz através dos aparelhos ideológicos do estado que constituem algumas constituições concretas através das quais se manifesta um conjunto de práticas e rituais que nelas se situa. Para Althusser a ideologia não seria apenas um simples conjuntos de discursos ou sistema de representações imaginárias, mas a ideologia dominante que é um poder organizado por um conjunto de instituições e oque existem no complexo sistema dos aparelhos ideológicos de Estado, é também o resultado de uma dura e muito longa

Luta de classes, através da qual a burguesia (se tomarmos esse exemplo)

só pode conseguir seus fins sob condição de lutar, ao mesmo tempo,

contra a antiga ideologia dominante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com