TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelhos Ideológicos Do Estado - Resumo

Pesquisas Acadêmicas: Aparelhos Ideológicos Do Estado - Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  2.310 Visualizações

Página 1 de 4

O artigo “Althusser: Ideologia e aparelhos de Estado - velhas e novas questões” tem o objetivo de abordar as principais obras desse autor, dando ênfase no Ensaio sobre os Aparelhos Ideológicos de Estado.

Inicialmente, há uma abordagem de Althusser como um dos responsáveis – talvez o mais radical - pela inclusão, no campo marxista, de uma teorética que parecia resolver os impasses daquela época. Ele tende a sair de um marxismo oficial e permitia complexificar esse tema. Althusser traz uma nova teoria, construindo concretamente o que Marx tinha apenas posto em pedras angulares. Além disso, o autor afirma a contraposição entre ideologia e a ciência marxista. Ideológico, em sua perspectiva, é aquilo proferido que se configura opostamente a função teórica ou de conhecimento. Assim, ideologia se confunde com todo enunciado que ultrapassa o plano epistemológico.

Althusser defende também que a ideologia faz parte da totalidade social, tendo um papel específico, uma função prático-social, que não pode ser confundida com o terreno do conhecimento cientifico. Assim, a ideologia como sistema de representações, se distingue da ciência, que tem a função predominantemente teórica. Ele também defende a ideologia como conjunto das relações que ocultam ou representam mal as relações reais. Dessa forma, ele cita “Na ideologia, a relação real está inevitavelmente invertida na relação imaginária: relação que exprime mais uma vontade, mesmo um esperança ou nostalgia que não descreve a realidade”.

Seguindo esse pensamento, a ideologia seria a maneira como os homens expressam a forma como imaginam as relações reais. Assim, na ideologia, a relação está inevitavelmente invertida na relação imaginária. Ela é um sistema de representações que podem ser imagens ou conceitos que não têm nada a ver com consciência, mas sim estruturas que se impõem a maioria dos homens sem passar para sua “consciência”. Novamente volta-se a questão da contraposição entre ideologia e ciência, pois, a ideologia enquanto representação imaginária da realidade demonstra a maneira pela qual os

indivíduos vivenciam uma situação, não a maneira pela qual eles a conhecem, o que se torna característica própria da prática científica.

A ideologia é um sistema de representação de massa e indispensável à sociedade para formar os homens, transformá-los e pô-los em condições de responder as exigências de suas condições de existência. Então, ela desempenha um papel de “ajustar”, encobrindo e dissimulando o sistema de divisão de classes e a exploração de uma classe pela outra. Afirma-se, ainda, que o sistema ideológico é de ilusões necessárias ao sujeito e deve manter os indivíduos nas posições determinadas pela dominação da classe.

Althusser dá grande importância à problemática do Estado e do político. Estabelece também a distinção entre “poder de Estado e aparelho de Estado”. Os aparelhos repressivos do Estado atuam através da violência, como é o exemplo da polícia, já os aparelhos ideológicos do Estado usam a ideologia para assegurar a dominação.

Para Althusser, a ideologia não representa apenas um conjunto de discursos de um sistema de representações imaginárias, e sim um poder organizado num conjunto de instituições. Essa existência material da ideologia se faz sentir através dos aparelhos ideológicos do Estado. Tais aparelhos podem ser, por exemplo, a Igreja, a escola, a família,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com