TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aparelho Ideológico Da Família

Exames: O Aparelho Ideológico Da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 2

O Aparelho Ideológico da Família

A família é a primeira instituição com que uma pessoa entra em contato em sua vida. Ela acompanha duma maneira ou outra até sua morte direta ou indiretamente, ela está sempre presente.

A família é recebe grande influencia do modo de produção em que está inserida, ela é o aparelho ideológico no qual os seus ,membros se espalham, desenvolvem seu próprio modo de ser, sua própria personalidade. As relações básicas de uma sociedade irão influenciar a estrutura familiar seja ela direta ou indiretamente.

Famílias estáveis e saudáveis cultivam a apresentação mutua, tem a capacidade de identificar e resolver problemas de forma que todos saiam vitoriosos, a comunicação é valorizada e aberta, há um forte sentimento de compromisso entre membros, investem tempo e energia na manutenção de um relacionamento construtivo, compartilhando a fé comum.

HÁ DUAS PRATICAS EDUCACIONAIS BASICAS:

A CONDICIONADORA (DOMINAÇÃO)

Na maioria das famílias cabe o marido e o pai o máximo de autoridade. Da mulher se espera submissão ao marido e dentro de casa ela exerce relativo poder sobre os filhos.

Mesmo entre os filhos se estabelece uma hierarquia de poder, o mais velho manda no mais novo e o filho homem manda na filha mulher.

HÁ DOIS CRITERIOS DE RELAÇÃO DE DOMININAÇÃO:

O CRITERIO DE IDADE:

Quem é mais velho pode mais e sabe mais, O professor sabe mais que o aluno, na família o adulto sabe mais que a criança.

É inadequado dizer isso, pois todo saber é uma experiência e não há saber maior ou menor, melhor ou pior, há sim saberes diferente.

O CRITERIO SEXO, GENERO:

O homem manda mais que a mulher, os homens são permitidos certos comportamentos, certas regalias. Dentro do processo de socialização primaria o menino já é educado diferentemente para ser o “chefe”, para tomar decidir, tomar iniciativa. A menina vai cuidar das coisas de casa, vai “servir” ao marido, cuidar das crianças.

No entanto essa afirmação vem sendo deixada de lado, pois hoje em dia, os homens vêm compreendendo que a colaboração da mulher é de fundamental importância para a manutenção do bem estar familiar. E eles também passaram a ajudar mais em casa, participar mais da vida dos filhos, seja nas reuniões do colégio, nos momentos de lazer, nas conversas.

A DIALOGAL ( LIBERDADE)

A vivencia familiar é fundamental para o rompimento com as praticas normais do sistema e o estabelecimento de novas relações.

Somente uma pessoa que vigia, momento a momento, que se pergunta pela razão e o sentido de todos os seus gestos e ações, pode desenvolver para si mesma e para as pessoas com as quais se relaciona relações igualitárias, democráticas, dialogais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com