TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ikea

Artigo: Ikea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

Administração da produção

Introdução

A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

Exemplo prático de uma organização que é conhecida pela originalidade de sua produção. IKEA.

Com mais de 210 lojas gigantes operando em cerca de 30 países, a IKEA oferece “uma ampla variedade de produtos para mobiliar a casa, funcionais e bem projetados, a um preço tão baixo que a maioria dos consumidores consegue pagar”. Esse conceito IKEA direciona a maneira como os produtos são projetados, fabricados, transportados e montados; direciona todos os aspectos de sua administração da produção.

Na época de 50, Kamprad foi bem-sucedido na venda de moveis por meio de catálogo, construiu um showroom em Estocolmo, não no centro da cidade, onde o terreno era caro, mas em suas redondezas. Em vez de comprar displays caros, simplesmente organizou os móveis mais ou menos, na disposição em que se encontrariam nos ambientes domésticos. Além disso, em vez de transportar os móveis do depósito para o showroom, pedia que os consumidores os retirassem diretamente do armazém. Geralmente, são projetados para ser estocados e vendidos em “embalagens planas”, que os consumidores levam para casa e montam. Todas as lojas são projetadas em torno do mesmo conceito de serviço: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos. Na entrada de cada loja, há grandes quadros de avisos que proclamam a filosofia da IKEA e orientam os consumidores ainda não acostumados com o estabelecimento. Catálogos estão também disponíveis nesse ponto, mostrando ilustrações, dimensões e variedade de produto à disposição. Para mais os compradores com crianças, há também uma área de lazer, um pequeno cinema, uma sala para cuidados com bebês e banheiros. Os pais podem deixar seus filhos na área de lazer supervisionada por algum tempo. Os consumidores podem também tomar carrinhos emprestados, caso desejem manter seus filhos próximos enquanto estiverem no interior da loja.

Algumas partes do showroom mostram “ambientes montados”, enquanto outras exibem, por exemplo, todos os produtos semelhantes reunidos, o que permite aos consumidores fazer comparações. Eles não são abordados por qualquer vendedor, que oferece ajuda ou orientação. A filosofia da IKEA é não “atrapalhar” os consumidores, mas deixá-los à vontade e com tempo pra pensar. Se um consumidor desejar orientação, há pontos de informações no showroom onde funcionários estão à disposição. Cada móvel possui um código numérico que indica a localização do mesmo no depósito, de onde pode ser retirado. Após visitar o showroom, os consumidores passam para uma área de auto-serviço, onde pequenos itens são expostos em prateleiras. Finalmente, pagam nos caixas, construídos com esteiras rolantes que movimentam as compras até os funcionários na área de saída. Nessa área, há pontos de informações e serviços e, freqüentemente, uma lanchonete com comida sueca típica. Devido à forma como organiza suas lojas, os consumidores da IKEA passam duas horas na loja – bem mais do que nas lojas de móveis rivais. Uma grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com