TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da estratégia de produto da IKEA (desenvolvimento, produção, embalagem, logística)

Artigo: Características da estratégia de produto da IKEA (desenvolvimento, produção, embalagem, logística). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

1. Caracterize a estratégia do produto IKEA (desenvolvimento, produção, embalagem, logística)

O processo de desenvolvimento de novos produtos da IKEA foi supervisionado por um conselho de gestores, onde estabeleceram prioridades para a linha de produtos, assente nas tendências do consumidor.

A “matriz”, constituída por três faixas base e quatro e quatro estilos básicos, é utilizada pelo gestor de produto para este definir o seu preço.

A empresa realizou inquéritos para perceber a que preço a sua concorrência vendia os produtos, baseando-se nesta para estabelecer um valor de referência e posteriormente estabelecer o seu próprio preço, 30% a 50% menos que os preços praticados pela concorrência.

Para cada produto existe uma matriz e além de identificarem os preços a retalho, estas identificavam as lacunas na linha de produtos, onde existia a possibilidade de identificar oportunidades de mercado.

Depois de identificada esta componente, procuraram o equilíbrio custo-de-obra eficiente, fazendo a selecção dos fabricantes. Na produção, a IKEA trabalhou com mais de 1800 fornecedores em mais de 50 países. A IKEA faria assim circular uma descrição das especificações do produto proposto e o custo aos seus fornecedores e incentivá-los-ia a concorrer entre si para o negócio. Em alguns casos, diferentes componentes do produto seriam adquiridos a fornecedores diferentes de todo o Mundo.

Enquanto isso, os engenheiros da IKEA iriam determinar que materiais seriam utilizados na produção. A grande solução para produtos de qualidade a um baixo preço passaria por utilizar materiais de alta qualidade (madeira cara) sobre as superfícies de mobiliário, que eram mais visíveis e mais susceptíveis de sofrer danos e materiais de qualidade inferior (madeira barata), em superfícies que sofriam menos utilização ou menos visíveis para o consumidor.

Era a vez do design dos produtos, manipulados internamente, e redesenhados, estando a peça em constante actualização. É de realçar o concurso de designers que realizavam, interna e externamente, para designers e freelancers que possuíssem conhecimento do projecto, do produto, da função, do preço, dos materiais usados e também dos recursos do fabricante.

Quanto às características de embalagens estas eram desenhadas e pensadas de modo a que ocupassem pouco espaço e se tornassem de fácil transporte.

A nível da logística, esta foi reflectida num único objectivo: fazer com que o máximo de produtos fossem redesenhados várias vezes. E o facto de todos os transportes serem feitos em plano (caixas de “flat”), poupava espaço à empresa, que conseguia transportar mais coisas ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com