TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilha Das Flores

Trabalho Universitário: Ilha Das Flores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  2.087 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: “Ilha das Flores” de Jorge Furtado e de “Mais Valia” de Karl Marx

Na teoria da “Mais Valia“ de Karl Marx e na “Ilha das Flores” de Jorge Furtado há uma diferença entre as classes sociais, pois quem prevalece sempre são os patrões que normalmente olham para os seus próprios bolsos. E sendo assim explorando a mão de obra barata, à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.

Na teoria Mais Valia Absoluta, dizia que aumentando a jornada de trabalho favorecia ao lucro aos patrões, pois quanto a maior a jornada de trabalho, maior seria o lucro deles.

No desenvolvimento do capital, Marx parte do fato simples e notório de que os capitalistas valorizam o capital através da troca; compram mercadoria por certa soma e revendem a seguir por uma soma mais elevada. Suponhamos que esse valor seja o produto de seis horas de trabalho. Isso significa que depois de seis horas de produção o operário acrescentou ao valor do material um adicional suficiente para cobrir seus meios de subsistência.

Já na teoria da Ilha das Flores não há diferença entre a teoria da Mais Valia, pois a desigualdade socioeconômica é a mesma, onde as pessoas de classes baixas são tratadas com muitas indiferenças e praticamente são tratados como animais, muitos até com falta de um salário digno não tem nem o que comerem. O sistema econômico que vivemos contribui para a indiferença em relação à desigualdade social que presenciamos atualmente. O título da curta metragem é uma ironia, para que possamos enxergamos a realidade e a pobreza do mundo de hoje, ou seja, a Ilha das Flores de flores não tem nada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com