TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilusão Do Controle

Artigos Científicos: Ilusão Do Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

A ilusão do Controle

Segundo o artigo “A ilusão do Controle”, as empresas estão passando por uma evolução tecnológica e elas investem cada vez mais em processos que são criados para os objetivos da organização e que não atendem as perspectivas do funcionário usuário destes processos.

Os funcionários precisam se adequar as muitas regras estabelecidas, algumas delas até desnecessárias, para continuar se mantendo no trabalho, muitas vezes essa evolução tecnológica, que esta acontecendo cada vez mais rapidamente, não é acompanhada com sucesso pelos colaboradores.

São tantas regras e hierarquias impostas, que os funcionários se sentem sufocados. A empresa pensa em primeiro lugar no seu cliente e a qualidade do produto entregue, e acabam sobrecarregando os colaboradores.

As pessoas precisam de mudanças para que possam fazer as coisas do seu próprio modo. Se não for assim, a inovação e a capacidade de mostrar habilidades serão prejudicadas, afetando toda a organização, pois, se um departamento da empresa entra em conflito, não demoraria muito até que a empresa inteira entre em declive.

As pessoas já estão utilizando o “hacking” no ambiente de trabalho, o que as permite, de um jeito benevolente, conseguir executar tarefas e realizar o trabalho de um modo mais simples. É adotando medidas estratégicas como o hacking, que os colaboradores se sentem mais livres para trabalhar. Elas não usam o hacking para fazerem coisas más, não fazem isso porque detestam o trabalho, mas para poder fazer o trabalho de um jeito mais fácil e melhor para elas.

A utilização da tecnologia em uma organização é indispensável, pois ela é essencial para o funcionamento da empresa, principalmente para o processo de comunicação, porem, algumas mudanças devem ser feitas para que esses processos todos não se tornem pesadelos para os colaboradores, a começar com a atitude dos lideres e chefes, que devem retirar a ilusão de controle que é criada no ambiente da empresa.

E durante o processo de mudança dentro da empresa, o segredo é convencer os lideres e executivos de que apoiar a uma transformação na empresa é muito mais simples e menos perigoso do que se opor e continuar com “controle”.

Os lideres definem regras, principalmente regras tecnológicas, isso acontece em todas as grandes organizações, mas, as vezes, os lideres impões regras e ferramentas de trabalho que não deixam as pessoas trabalharem como desejam, criando assim a “ilusão do controle”, fazendo com que a cultura coorporativa e o clima organizacional se abalem.

A maioria das empresas não leva em conta seus recursos humanos na hora de definir sua estratégia e isso causa muitos problemas, pois não é possível planejar de forma abstrata e ignorar a situação dos funcionários

Dentro de uma organização, as pessoas precisam ser motivadas. Um simples elogio, e até um bom dia podem ajudar.

A segunda coisa a ser mudada é que, em vez das empresas encherem os seus funcionários com tecnologias e procedimentos mais aprofundados, elas devem deixar disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com