TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imagem Corporal E QV

Exames: Imagem Corporal E QV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Imagem Corporal e Qualidade de vida

Imagem corporal é um dos tópicos que muitos médicos na área da saúde trabalham, sejam eles: Professores de Educação física, fisioterapeutas, psicólogos entre outros e se trata de um tema muito complexo e amplo.

Imagem do corpo e qualidade de vida são temas distantes, eles serão ora analisados em questões para enaltecer o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Existem diferentes aspectos que se relacionam sejam eles: fisiológicos, ambientais, afetivos e sociais.

É a figuração do corpo, a forma como nos vemos e como acreditamos que os outros nos veem, ou seja, a representação mental do próprio corpo.

Ela se desenvolve desde o nascimento até a morte e sofre modificações contínuas, se reestruturando permanentemente de acordo com as experiências vividas, direciona nossas ações e percepções e concretiza nosso grau de satisfação ou insatisfação de cada acontecimento da vida.

A distorção da imagem é algo comum e que afeta e prejudica a qualidade de vida do individuo estando associados a diversos transtornos psiquiátricos.

Os aspectos das distorções podem ser:

- Cognitivos: o indivíduo acredita possuir um modelo corporal específico.

- Comportamentais: o indivíduo passa a se esconder, evita qualquer situação que evidencie o corpo.

- Perceptuais: o indivíduo superestima o tamanho do seu corpo.

Sinais que podem evidenciar a presença de uma imagem corporal distorcida:

- Alto grau de insatisfação com o corpo;

- Recusa em aceitar e assumir que está abaixo ou acima do peso;

- Queixas constantes em relação a peso, mesmo que esteja abaixo do saudável;

- Para amenizar a insatisfação com o corpo e em busca do peso que acredita ser ideal, faz dietas agressivas, uso de laxantes e até crises de vômitos;

- Começa a ver defeitos imperceptíveis;

2

- Faz uso de roupas largas para esconder o corpo;

- Baixa autoestima, perde a vontade de fazer coisas que antes eram prazerosas;

- Reações e emoções negativas com o corpo.

A satisfação corporal é um processo de desenvolvimento continuo e que se reestrutura permanentemente e sofre influencia por um conjunto de experienciais sensoriais. Para a sua formação as relações sociais, culturais e fisiológicas são extremamente importantes.

Com o passar dos séculos o conceito de beleza e saúde corporal passa por diversas mudanças, o que no passado era sinal de beleza hoje é considerado totalmente fora dos padrões estipulados. Cada vez mais a sociedade está numa busca constante de um corpo magro, atlético, definido, padrões impostos de uma forma até que negativa pela mídia, muitas vezes até intangíveis. As mulheres são afetadas ainda mais, partindo do princípio que são mais vulneráveis as pressões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com