TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMA: Imagem Corporal e a influencia da mídia qual o papel do professor de educação física

Por:   •  1/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Aluno (a):

Matrícula: Turma: Turno:

1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: Imagem Corporal e a influencia da mídia qual o papel do professor de educação física

DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Corporeidade e motricidade Humana

OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:

O objetivo é se aprofundar mais em relação a imagem corporal, e o que o profissional de educação física deve fazer para que o aluno desenvolva a imagem perfeita porem dentro dos padrões normais, e entender qual o papel da mídia sobre varias ações , como a influencia do exercício físico passado por elas.

JUSTIFICATIVA: A escolha do tema foi identificado pois hoje em dia muito das pessoas buscam o corpo perfeito, e esquecem que tanta beleza pode não trazer muitos benefícios a saúde, e se espelhar em uma imagem passada por revista ou jornais nem sempre são a adequada para o bem estar .

2. DESENVOLVIMENTO

O tema Imagem Corporal é de interesse geral, pois cada vez mais, as pessoas têm a sua identidade ligada a essa imagem, muitas vezes, confundindo-a com

identidade. A preocupação com a aparência é fato na nossa sociedade e, sendo tão preponderante, leva as pessoas a se preocuparem excessivamente com ela, as distorções da imagem corporal estão associadas a diversos transtornos psiquiátricos ( CASTILHO, 2001)

Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo individuo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. Segundo (SANTOS, 2012) a imagem corporal pode ser considerada como a forma que representamos o nosso corpo para nós mesmos, é a imagem mental que fazemos de nosso corpo, isso significa que esta imagem esta carregada de experiências pessoais e por isso passar por constantes transformações baseadas na forma como agimos e sentimos. O desenvolvimento da imagem corporal encontra paralelo no desenvolvimento da identidade do próprio corpo, tendo relações com os aspectos fisiológicos, afetivos e sociais. É um processo que ocorre durante toda a vida. A construção da identidade corporal é sempre um processo em construção. As primeiras experiências infantis são fundamentais no desenvolvimento da imagem corporal, mas as experiências e o explorar do corpo nunca param, o conceito de beleza e saúde corporal vem sofrendo muitas mudanças, pois no inicio do sec. XX a mulher desejada era mais farta de gordura em seus quadris, coxas, barrigas e mamas. Com o passar desse século, inicia-se uma corrida incessante pelo corpo magro, atlético e formas mais definidas, essa busca faz com que corpo vire sinônimo de poder e aceitação social acarretando no crescimento da insatisfação com o próprio corpo.

Essa insatisfação ganha força com a mídia que impõe padrões de beleza praticamente inatingíveis, através de corpos perfeitos, práticas alimentares inadequadas, mulheres esqueléticas e homens musculosos. Esse bombardeio da mídia afeta principalmente as mulheres, pois essas são mais vulneráveis as pressões externas, sendo assim, apresentam um maior risco para o desenvolvimento de distúrbios relacionados à imagem corporal.

É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado, a imagem corporal é algo que define a você mesmo, pois em muitas ocasiões as pessoas se olham de uma forma na qual não queriam ser e fazem de tudo para modificar sua aparência na maioria das vezes se baseando ou se nos espelhando outros, querem ser como as pessoas querem que ela seja essa influencia faz com as doenças mais comuns surgem assim como a Anorexia que é um distúrbio da imagem corporal, e atinge frequentemente adolescente do sexo feminino fazendo com que seu objetivo seja sempre ficar magra, com isso ao se olhar no espelho sempre se acha obesa mesmo com pouco peso, algumas se utilizam de medicamentos ou recorrem ao vomito induzido, aonde chega à famosa bulimia, que é um dos caminhos que levam ate a anorexia. Já a vigorexia é mais comum no publico masculino, é tão recente que acaba passando despercebida. Ela se caracteriza pela pratica excessiva de exercícios em busca do corpo forte, grande, perfeito. Os portadores desta disfunção de imagem do corpo geralmente já têm o seu corpo bem robusto, musculoso, e mesmo assim se veem como pessoas magras e fracas então se tornam tão obsessivos pelos treinamentos de hipertrofia que acabam consumindo esteroides e modificando radicalmente sua dieta. É nessa fase também que muitos optam pelos anabolizantes que escondem muitos componentes que prejudica a saúde que muitos usuários não sabem que existe, e traz vários riscos a sua própria saúde.

A importância da mídia no mundo atual é evidente, e sua influência desdobra-se também no âmbito da cultura corporal de movimento, ditando entendimentos sobre as diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modos de consumo. A mídia apresenta que o padrão de beleza esta vinculada a imagem corporal, podendo causar insatisfações com o próprio corpo entre as pessoas, fazendo assim que busquem a bela aparência mostram conceitos que fazem a autoestima melhorar simplesmente pelo fato da pessoa ter um corpo perfeito. Assim também apresentam diversas formas de “se mostrar” para a mídia como as imagens de fisiculturismo onde pessoas malham com muita frequência, se alimentam regularmente, sempre certo para se apresentarem ao publico, isso vem acontecendo tanto homem como mulheres, porem a mídia não mostra que a busca do corpo perfeito pode acarretar alguns problemas, como o uso de anabolizantes prejudicáveis a saúde, assim também uma busca do corpo perfeito pode causar a “vigorexia”. De acordo com Maria Fernanda Laus (nutricionista), a literatura especializada sugere que a “insatisfação com o próprio corpo é resultado de uma discrepância entre a aparência auto percebida e a silhueta considerada ideal pela pessoa”. Por meio da comparação, as pessoas avaliam “de que forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com