TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Solidos E Impactos Ambientais

Artigos Científicos: Residuos Solidos E Impactos Ambientais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

Dentre diversas definições possíveis, podemos entender poluição, de acordo com a Lei n.º 6.938/81 como a "degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos".

Deste modo, podemos perceber que uma imensa quantidade de atividades humanas causa eventos de poluição, trazendo sérios danos à sociedade e ao ambiente.

Se observarmos em termos históricos, o agravamento da questão ambiental no planeta iniciou-se no final do século XVIII, após a Revolução Industrial. Como sabemos, a melhoria das condições de vida na sociedade, em partes contribuiu para o crescimento populacional, o qual aumentou a pressão sobre os recursos naturais e gerou a necessidade de investimento em novas técnicas de produção, voltadas ao atendimento da demanda, cada vez maior, por bens e serviços. Tal fato resultou na intensificação da exploração dos recursos naturais e, consequentemente, no aumento da produção de resíduos poluentes.

O que se verificou, desde então, foi que o desenvolvimento da sociedade humana não se fez acompanhar do controle e planejamento adequados, gerando assim mais problemas que soluções. Recentemente, com a globalização, imaginou-se que os problemas mundiais seriam solucionados, percepção esta decorrente da assunção dos inúmeros compromissos internacionais, inclusive sobre a preservação do meio ambiente, porém, inversamente às expectativas geradas, este processo vem conseguindo apenas globalizar desigualdade social, desemprego crescente e estrutural, poluição, esgotamento de recursos naturais, desastres ecológicos.

Atualmente, podemos afirmar que as condições físicas do meio ambiente têm se degradado de forma alarmante em função da ação do homem. A situação de rios, de lagoas, de praias, hoje poluídos, eram opção de esporte e lazer para toda uma geração. E este cenário era presente até poucas décadas atrás!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com