TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambiental

Trabalho Universitário: Impactos Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 8

ÉTICA NAS RELAÇÃO

INTRODUÇÃO

“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como me comportar perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?

Portanto, constantemente no nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos - os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mal, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente.

• O que é Ética?

Ética vem da palavra grega ethos e significa a morada humana. “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (Valls, 1993: 07).

O ser humano precisa de ética, pois vive em sociedade. A sociedade

não pode funcionar, e nem pode ser administrada também sem ética. Portanto, ética significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que ele venha a ser uma moradia saudável.

A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à idéia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. (Plácido, 2000: 24).

Na verdade, a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teórica, pois a ética é, antes de tudo, um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, e tem por objetivo essencial demarcar as ações humanas. Ela somente existe como uma referência para os indivíduos que convivem em sociedade, ou seja, entre todos nós.

• A Relação entre ética e moral

A moral se traduz em normas aceitas íntima e livremente pelos indivíduos, por convicção pessoal, sendo reconhecidas como obrigatórias por refletirem os princípios, valores e interesses dominantes na sociedade na qual estão inseridos. As normas morais ditam como devem agir os membros de uma determinada sociedade. Não se recorre à força ou à imposição coercitiva.

[...] O que vem a ser a moral? Um conjunto de valores e de regras de comportamento, um código de conduta que coletividades adotam, quer sejam uma nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização. Enquanto a ética diz respeito à disciplina teórica, ao estudo sistemático, a moral corresponde às representações imaginárias que dizem aos agentes sociais o que se espera deles, quais comportamentos são bem-vindos e quais não. (SROUR, 2000, p. 29).

A ética se caracteriza como a ciência que investiga a moral. Não encontramos na ética uma norma de ação para cada situação concreta. O problema de como agir de maneira a que a sua conduta seja boa, ou seja, moralmente valiosa pertence à moral. A ética, diferentemente, preocupa-se com problemas gerais de caráter teórico, como definir a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral e as fontes de avaliação moral.

Ao se definir a essência da moral e as condições do ato moral, está-se traçando um caminho geral, a partir do qual os homens possam orientar seu comportamento.

Ética e moral, portanto, são diferentes, embora guardem estreita relação. Adolfo Sánchez Vázquez, nesse sentido, afirma que a missão da ética é explicar a moral e, assim, termina por influir na própria moral.

A ética e moral caminham juntos, independente da direção, espaço e grupo. Para o exercício da atividade profissional é importante instigar no trabalhador, juízo crítico de seus atos para que o mesmo possa resistir à prática profissional negativa comum na sociedade atual.

• Ética e mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige cada vez mais de quem está na busca por um espaço e força a constante atualização de quem já está inserido nele. Villela; Pita; Breitenbauch; referem que as ofertas de emprego, as formas de trabalho e o perfil profissional são ditados pelas inovações tecnológicas. Por isso conforme o avanço da tecnologia, as pessoas devem adequar-se, para não se tornarem desatualizadas e serem excluídas do mercado de trabalho inovador.

O trabalho é fundamental na vida das pessoas, pois através dele o indivíduo determina seu status, realizando-se profissional e socialmente. Dentro desta perspectiva, o trabalhador precisa receber incentivo moral e salarial por parte da administração e em contrapartida, necessita desempenhar sua atividade com esmero estabelecendo um relacionamento de confiança com toda a equipe. O profissional torna-se agente de si mesmo, quando investe em seu aperfeiçoamento, traçando metas e procurando atingir os objetivos dentro dos anseios da coletividade, pois sozinho ele não prospera.

As culturas que valorizam o trabalho e o trabalhador criam no sujeito uma dimensão social da atividade produtiva [...]. Nelas são criados vínculos sociais e comunitários, relações interpessoais e afetivas fundamentais a vida das pessoas. (SENAC, 1997, p.63).

Percebe-se atualmente que a boa conduta está à sombra de valores ditados pelo capitalismo, alterando o conceito ético que deve estar eminente nas relações de trabalho. As pessoas buscam acumular bens, independente dos meios utilizados, tornando-se individualistas na realização do seu trabalho e suprimindo o que é correto na postura de um profissional. A ética é um princípio que devemos fazer uso no cotidiano, não importando a situação.

“Não é uma carruagem que se pode parar ao seu bel-prazer para nela subir ou para dela descer segundo o caso”.(SROUR, 2000, p. 93 apud WEBER, 1999, p.169-170).

Assim, é imprescindível que seja retomado na vida do profissional, comportamentos condizentes com a postura ética em volta de responsabilidade, comprometimento e ações coletivas.

Segundo Matos, “Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência”. Com a velocidade em que ocorrem as transformações, há necessidades de valores intangíveis para que haja um alinhamento na tomada de decisões com mais rapidez. Hoje não se pode avaliar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com