TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto Ambiental

Trabalho Escolar: Impacto Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 5

Imagens do Cerrado: impacto ambiental

1- Introduçao:

Historicamente, os Cerrados brasileiros, com a expansão da fronteira agrícola na região a partir da década de 1970, passaram a ser sistematicamente ocupados pela produção agropecuária em larga escala. O modelo tecnológico dominante na exploração agrícola nos Cerrados é profundamente dependente de insumos externos (calcário e fertilizantes) produzidos por grandes indústrias do setor químico. Este modelo representado pela expansão de commodities e suas tradicionais técnicas de plantio são responsáveis por vários impactos ambientais nos solos, nos recursos hídricos e na biodiversidade.

As monoculturas que invadem o cerrado brasileiro são hoje o principal entrave à conservação do bioma. As plantações de soja, algodão, cana-de-açúcar e eucalipto já contribuíram para devastar metade dos dois milhões de km² do bioma, e “22 milhões de hectares já estão ocupados por cultivos agrícolas”.

Os cerrados brasileiros, com a expansão da agrícola , passaram a ser sistematicamente ocupados pela produção agropecuária em larga escala. Com as novas tecnologias dominando nas áreas de exploração agrícola nos Cerrados é de extrema dependência de insumos calcário e fertilizantes produzidos por grandes indústrias do setor químico. Este fluxo de expansão de commodities e suas tradicionais técnicas de plantio são responsáveis por vários impactos ambientais nos solos, nos recursos hídricos e na biodiversidade, considerando assim um poder de devastação aos solos.

Os impactos ambientais no cerrado da-se pelas atividades agropecuárias onde são causados pela exploração mineral vegetal, pelo crescimento das cidades e pelas queimadas.

2- Desenvolvimento:

Desde o momento em o homem passou a dominar a natureza, fazendo da agricultura uma notável forma de apropriação do espaço – iniciaram-se as transformações neste meio. Tomando o conceito de sustentabilidade ecológica 4de modo estrito, pode –se dizer que neste momento ela foi afetada. O homem, para desenvolver suas habilidades e alcançar seus desejos, deveria fazer uso desta natureza. O grande problema foi a forma como o fez. Para se desenvolver, escolheu meios de produção ignorando completamente sua condição de também estar sujeito à natureza.

Depois da mata atlântica, o cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causadas pelos garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos d´agua. A erosão causada pela atividade mineradora tem sido tão intensa que, em alguns casos, chegou até mesmo a impossibilitar a própria extração do ouro rio abaixo. Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado. A partir de 1950 tratores começaram a ocupar sem restrições os habitats dos animais.

O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, desde então, o esgotamento de seus recursos. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também os solos e as águas. A expansão agropecuária foi o fator fundamental para a ocupação do Cerrado em larga escala. O problema maior tem raízes nas políticas agrícola e de mineração impróprias e no crescimento da população. Historicamente, a expansão agropastoril e o extrativismo mineral no Cerrado têm se caracterizado por um modelo predatório. Até o momento, o desenvolvimento da agricultura tem trazido graves conseqüências para a natureza. Um dos mais sérios problemas decorre do uso de técnicas falhas que deixam o solo desprotegido durante épocas de chuvas torrenciais. Paralelamente, cresce o aparecimento de novas pragas e doenças nas monoculturas estabelecidas. A fauna encontrada na região também recebe pouca atenção no que concerne à sua conservação e proteção. O resultado é que o Cerrado está acabando: até o ano 2000, metade da sua área já foi desmatada chegando o desmatamento a 70% da área. Esta situação está causando a fragmentação de áreas e comprometendo seriamente os processos mantenedores da biodiversidade do Cerrado.

O Cerrado ocupa quase ¼ do território nacional, o equivalente a dois milhões de km². Hoje, mais da metade dessa área já se encontra devastada, e muitas das regiões que ainda contam com cobertura vegetal estão fortemente antropizadas e sob grande pressão da expansão da demanda por terras para o agronegócio. A pecuária extensiva também é uma grande ameaça ao bioma, principalmente por conta das baixas tecnologias empregadas e do péssimo índice de produtividade: uma cabeça de gado por hectare. O precário manejo das pastagens resultou em mais de 4,2 milhões de hectares de pastagens degradadas, o equivalente a 10% da terra utilizada para pecuária no Cerrado.

Existem também as queimadas no Cerrado que podem ocorrer de forma espontânea, porque nos períodos de estiagem, a vegetação rasteira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com