TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAIOR IMPACTO AMBIENTAL DOS ANOS 2000

Monografias: MAIOR IMPACTO AMBIENTAL DOS ANOS 2000. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Acidente na plataforma da BP no Golfo do México

O maior acidente de trabalho e ambiental da história ocorreu no dia 20 de abril de 2010, em Golfo do Mexico,nos Estados Unidos, com uma plataforma da British Petroleum. O desastre consistiu na explosão da plataforma de petróleo semi-submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela BP, afundando dois dias após à explosão, depois de ficar em chamas. Uma grande mancha de óleo espalhou-se e chegou à costa da Louisiana e a outros estados. Houve 17 trabalhadores que ficaram feridos e 11 morreram.

Esse foi um dos maiores acidente ambientais ocorridos na história, e se deu quando a torre estava na fase final da perfuração de um poço, na qual se reforça com concreto o poço. Este é um processo delicado, pois há possibilidade de os fluidos do poço serem libertos descontroladamente. No dia do ocorrido houve uma explosão na torre, e esta se incendiou. Sete trabalhadores foram evacuados para a estação aérea naval em Nova Orleães e levados para o hospital. Barcos de apoio lançaram água à torre numa infrutífera tentativa de extinguir as chamas. Deepwater Horizon afundou-se a 22 de abril de 2010, em águas de aproximadamente 1500 metros de profundidade, e os seus restos foram encontrados no leito marinho a aproximadamente 400 metros a noroeste do poço.

Este acidente liberou milhões de litros de petróleo e provocou, além de acidentes de trabalho fatais, danos irreversíveis ao meio ambiente e memórias inesquecíveis para quem viveu o ocorrido, familiares dos mortos e população próxima. Mesmo assim, a BP anunciou em 17 de julho de 2010 ter conseguido estancar temporariamente o derrame de petróleo, depois de instaladas novas válvulas que conseguiram travar o derrame. Mas isso não diminui os enormes danos causados no ambiente e seus rastros que demorarão décadas para desaparecer.

O motivo do acidente ainda é discutido, mas conforme relatos de um trabalhador chefe da equipe técnica do equipamento, o alarme de segurança estava geralmente configurado para “travado” para evitar que a tripulação da plataforma fosse despertada durante a madrugada com sirenes e luzes de emergência. Eles não queriam que o pessoal acordasse as 3 da manhã por causa de falsos alarmes. Assim, o alarme não soou durante a emergencia, deixando que os trabalhadores recebessem informações apenas através do sistema de alto falantes. Um mês antes do acidente uma auditoria da “cultura de segurança” da plataforma de uma seguradora encontrou alguns trabalhadores apavorados sobre práticas de segurança e assustados com represálias se eles registrassem os erros.

A escolha do tema se deu porque é impossível fechar os olhos diante deste acidente, que danificou o oceano de uma maneira devastadora. O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que pode sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou após a implementação dos mesmos (como no caso da BP).

Evitar a danificação do meio ambiente é satisfatória para todos nós e é preciso começar a conscientização desde jovem. As empresas devem prezar na segurança dos funcionários e claro, do meio ambiente. Uma boa empresa preza por um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com