TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impilcações éticas

Ensaios: Impilcações éticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

“Implicações Éticas”

As organizações podem causar impactos na sociedade e no meio ambiente.

Para reduzir ou eliminar esses impactos as empresas devem aplicar responsabilidade social, possuir um programa que tenha como objetivo reconhecer e premiar algumas instituições como: de ensino ,carentes etc.., Usar produtos naturais que não agridam a natureza e reduzir os impactos no processo de fabricação.

As empresas adquirem boa aceitação e garante sua permanência no mercado.

Processos Administrativos

Nos dias atuais as organizações precisam de eficiência operacional para competir com os concorrentes e oferecer produtos e/ou serviços diferenciados ao mercado.

A concorrência, a competitividade e as mudanças exigem que as organizações sejam não só estratégica mas também tenha aprendizado para fazer parte das transformações globais.

Os lideres das organizações devem desenvolver e capacitar gestores para eficiência operacional na utilização das ferramentas, na aprendizagem e inteligência operacional.

Para Barnard o verdadeiro papel do executivo era gerir os valores da organização.

O trabalho de Barnard juntamente com célebre trabalho de Elton Mayo contestaram veementemente o trabalho de Taylor e Fayol que achavam que administrar poderia ser uma ciência exata capaz de ser aplicada através de um conjunto de regras.

Para Mintzberg o trabalho administrativo definidos pelos clássicos são verdadeiros folclores, as quais não correspondem à realidade dos fatos :1 o executivo é um planejador reflexivo e sistemático;2 o executivo eficaz não tem deveres regulares para executar;3 o executivo necessita de informação agregada e a melhor ferramenta é o sistema formal de informação;4 a administração é, ou pelo menos está rapidamente tornando-se, uma ciência e profissão.

“Gestores e executivos ainda não sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para a organização.”

Drucker.

Planejamento

“planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Podemos definir planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.

Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

No planejamento a comunicaçã , a visão e ações tem que estar comprometidos.

Conceito de Planejamento para Chiavenato.

“É um processo de formulação de estratégias organizacionais, no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela esta atuando.”

É o processo contínuo e, sistematicamente com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

Definições Planejamento Estratégico

* Está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa.

* Concebido para a organização como uma totalidade, em geral, parte de cima para baixo, envolve a organização como um sistema integrado e é focado no longo prazo.

* Deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências utilizando princípios de maior eficiência, eficácia e efetividade.

Tipos de Planejamentos

1. Planejamento Estratégico: Fixa a natureza da organização missão, estratégias, objetivos. Responsabilidade: direção geral (alta administração).

2. Planejamento Tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos (projetos, ações etc.). Responsabilidade: executivos da diretoria e subordinados (nível médio).

3. Planejamento Operacional: Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos e táticos. Responsabilidade: chefes de departamento (nível baixo).

4. Planejamento Permanente: Fixa a natureza e o conteúdo durante longo prazo de: políticos, procedimentos, regras e regulamentos.

5. Planejamento Único: Servem a um propósito especifico, durante um período limitado depois são trocados, modificados ou descartados. Ex: Programas, projetos e orçamentos.

“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém, sintetizando nesta frase a importância de Planejamento futuro da Organização, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação” (Alvim Tofler)

Qual o significado de planejar? Qual a importância do planejamento para o administrador?Como melhorar o desempenho operacional das organizações? É melhor improvisar ou planejar? São questões que representam desafio atual para a grande maioria das empresas. Por que planejar? "Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve e nunca se chega a lugar nenhum" (adágio popular) Sem planejamento não há meios para decidir no presente o melhor caminho a seguir para alcançar no futuro os resultados almejados. Quanto melhor o planejamento maior será a possibilidade de realização do futuro desejado. As afirmações abaixo respondem à questão: Por que planejar?

• Planejar é tomar decisões.

• É a necessidade de adaptação organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com