TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação De Sistema De Controle De Custos

Pesquisas Acadêmicas: Implantação De Sistema De Controle De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Implantação do sistema de custos

A implantação de um sistema de averiguação e contabilização de custos de uma empresa deverá ser realizada considerando-se que a implantação do sistema irá requerer um treinamento adequado de todo o pessoal envolvido, assim como todo sistema aperfeiçoado ou adquirido precisará de ajustes que somente serão reconhecidos na prática. Quanto mais simples, mais fácil será o processo de implantação do sistema. Assim sendo, em princípio, somente os custos relevantes deverão ser apurados com precisão. A medida que o pessoal envolvido for se habituando ao sistema, outros custos passarão a ser apurados e controlados buscando-se o aperfeiçoamento do sistema.

Roteiro para implantação segundo SHIER CARLOS UBIRATANDA COSTA:

É necessário conhecer a estrutura administrativa e gerencial da organização para que seja definidos os objetivos a serem atingidos pelo sistema. Esses objetivos serão formulados de acordo com os níveis de controle existentes e as necessidades para a tomada de decisões.

É necessário fazer visitas à fabrica e entrevistas com o pessoal da produção para ser reconhecido o sistema que melhor se adequará a empresa e seus produtos. Os “pacotes prontos” ou “ receitas de bolos” nem sempre são adequados, pois podem não suprir as necessidades e características da empresa.

Após conhecermos o sistema de produção, deveremos identificar os centros de custos auxiliares e os produtivos. É de suma importância definirmos o sistema de produção que será utilizado, para que haja incorporação adequada de custos aos produtos.

Os produtos deverão ser decompostos para identificação de todos os custos que incorporem na produção. Normalmente são: mão-de-obra, matéria-prima e custos indiretos de produção. O nível de detalhes de cada um desses custos depende do sistema a ser implantado e dos objetivos propostos.

Os custos indiretos e diretos que serão apropriados aos produtos devem ser identificados. Os custos mais importantes devem ser melhor controlados. Por isso, precisamos identifica-los, o que fazemos utilizando o critério de análise de custo X benefício.

A definição de critérios de rateio demanda uma atenção maior, pois se o custo a ser for alocado indevidamente, pode distorcer, além do resultado de determinado produto, também poderá alterar o preço do mesmo.

Em função dos objetivos e do nível de complexidade do sistema a ser implantado, deverão ser definido os controles e as informações necessários, assim como apontamentos da produção em termos de mão-de-obra consumida, quantidades produzidas, materiais aplicados etc.

O controle de estoque poderá ser manual ou informatizado.

Os formulários do sistema deverão ser de fácil preenchimento e fácil entendimento para que seja aprovado por todos da organização.

Deverá ser definido se o sistema será ou não integrado a contabilidade; se a contabilidade utilizará razão analítico; se será garantido que todas as informações contábeis do razão estejam correspondidas nos relatórios auxiliares e de que forma.

Deve-se ainda definir quais relatórios de controle gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com