TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importante para educação e tecnologia

Projeto de pesquisa: Importante para educação e tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Neste estudo, pretende se estabelecer vários aspectos essenciais a educação e tecnologia. Ambas podem sim ser unidas e é uma amostra na qual a ONG Esperança quer implantar em sua instituição.

Televisores, computadores, Internet, lousa digital, softwares, todos esses recursos tecnológicos são necessários para haver mudanças no âmbito escolar, pois através de diversos contributos reunidos, precisa sim construir, experimentar, inovar, aplicar e transformar.

Professores capacitados a envolver sistemas e metodologias inovadoras e fundamentadas são capazes de contribuir para uma educação crescente, colocando em pratica todos estes recursos que estão disponíveis para estes alunos e assim condicioná-los para um futuro com um mercado de trabalho cada vez mais inovador.

Passo 1

Ambiente / Sala Temática: Sala de Alfabetização

Usuários: Crianças e Adolescentes atendidos pela ONG Esperança

Recursos Tecnológicos Justificativa e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas

Computador (es) com conexão à internet Equipamento capaz de processar dados, ou seja, processar informações, armazenar arquivos, textos, filmes e etc. Com uma conexão a internet, poderá se conectar a outros computadores e permitir a troca de informações. Ter acesso a sites e utilização de softwares para a realização de aulas elaboradas e dinâmicas. Com aparelhos modificados, com entrada áudio/visual, tela e teclados especiais, software preparado para atender as necessidades de cada caso poderá ser aplicado em alunos com deficiência.

Projetor de Imagem

Aparelho eletrônico com acesso a internet onde uma imagem ou mesmo um filme poderá ser ampliado e projetado sobre uma tela. Aulas dinâmicas desenvolvendo o conteúdo aplicado em tempo real para todos. Equipamento de entrada e saída (áudio/visual). Com software especial para ser trabalhado com alunos deficientes.

Aparelho de DVD

Aparelho eletrônico onde colocado um CD ROM envia um sinal de vídeo ao aparelho de televisão. Aulas didáticas, dinâmicas de varias disciplinas onde diversifica e programa atividades para o aprendizado e alfabetização. Aulas em libras podem auxiliar pessoas com deficiência e assim serem trabalhados vários tipos de métodos.

Audiobook

Software criado para armazenar locuções interpretadas de livros gravados em arquivos de áudio digital, podendo ser disponibilizados em mídias como CD ou DVD. Ampliar as possibilidades de leitura e a alfabetização tanto da língua falada como da estrangeira, optando por interesse e dinamismo da aula para os alunos. Podem ser trabalhados em alunos com deficiências visuais, onde deverá ser escolhida a história adequada usando metodologia correta.

Pendrive

Um dispositivo de Memória que armazena grande quantidade de dados com conexão USB. Ajuda o professor a armazenar vídeos, aulas, imagens e animações que irão enriquecer suas aulas. Podem ser trabalhados baixando software no pendrive dos alunos co deficiência onde terão acesso a todas as informações, arquivos, tendo sua independência.

Passo 2

Projeto Esperança com “tecnologias para a educação” é um projeto onde vai ajudar muitas crianças e adolescentes a realizar o sonho de um futuro cheio de realizações e conhecimentos tanto na área pessoal quanto na sua área profissional.

Com a evolução da tecnologia, nos tempos de hoje a cada dia que se passa, essa evolução se atualiza com diversos métodos, meios e mesmo instrumentos criados para facilitar o nosso cotidiano e mesmo em nossa comunicação.

Em escolas, é indispensável, nos dias de hoje fazermos alguma tarefa sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e folhas, vão ser substituídas por arquivos no computador, que facilitam o controle de alunos, históricos, criação e elaboração ricamente de aulas através de softwares especializados, internet e editores de texto.

Pensando nessa evolução que vem como um furacão, a ONG implantou o projeto para os alunos, pois estes estão cada vez mais insatisfeitos com aquelas aulas tradicionais onde são utilizados apenas o quadro negro e giz. Com esse mundo da internet o aluno obtém informações muito rápidas, onde prendem a sua atenção e sentem a necessidade do saber mais e mais.

Então, o porquê não utilizar esses recursos em sala de aula, utilizar essa tecnologia tão expressiva para criar rapidez e incentivar o aprendizado com grande qualidade de ensino.

Aula modernizada pelo uso de recursos tecnológicos tem vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos; alunos deficientes, alunos de diferente faixa etária e diversos níveis de aprendizado.

O trabalho cria um retorno mais eficaz, onde todos aprendem e sendo também necessário o aprendizado aos professores, pois precisam ser capacitados a lidar com todo esse avanço tecnológico. Aulas inteligentes, criativas, interativas, tornam o aprendizado sim mais dinâmico, mas necessita de uma metodologia bem elaborada para que a tecnologia junto com a metodologia possa caminhar juntas e manter seu objetivo principal: a aprendizagem.

Os alunos matriculados na ONG Esperança vão ter a oportunidade de obter um aprendizado bem atualizado, pois com os novos recursos tecnológicos possibilitam a eles ter um futuro onde possam realizar suas profissões e projetos elaborados com o caminho da evolução. Existem varias alternativas pela qual o educando possa adaptar e ampliar as metodologias existentes no mundo atual, por isso é importante a união dos docentes, e se torna fundamental a troca de idéias, informações e mesmo aprendizado através de vários tipos de cursos, hoje oferecido até por meio de internet online, isso vai auxiliar muito a instituição a ampliar suas metodologias e ramificar o ensino para a sociedade. A tecnologia na Educação é a valorização do trabalho coletivo e colaborativo. Propor a sua utilização na escola é automaticamente permitir uma troca de saberes entre professor e o estudante: a criação de uma rede que possibilite a construção de um aprendizado mútuo.

Sabe-se que grande parte dos estudantes possui um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com