TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Agua

Pesquisas Acadêmicas: Importância Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

educação para a água

Denise De La Corte BaCCi

e ermeLinDa moutinho PataCa

a Introdução

água tem fundamental importância para a manutenção da vida no pla- neta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência en- tre seres vivos e ambientes naturais.

a presença ou ausência de água escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e dá vida às espé- cies, determina o futuro de gerações. nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida sem a água. desde a sua origem, os elemen- tos hidrogênio e oxigênio se combinaram para dar origem ao elemento-chave da existência da vida.

em condição privilegiada, deu possibilidade às espécies de evoluírem e ao homem de existir e habitar esse planeta. ao longo de milhares de anos, nossa espécie ocupou territórios, cresceu e desenvolveu com base nesse bem natural tão importante e valioso que é a água. no entanto, ao longo da história, modifi- cações aconteceram na relação do homem com a natureza e, por conseqüência, na sua relação com a água.

na sociedade em que vivemos, a água passou a ser vista como recurso hí- drico e não mais como um bem natural, disponível para a existência humana e das demais espécies. Passamos a usá-la indiscriminadamente, encontrando sem- pre novos usos, sem avaliar as conseqüências ambientais em relação à quantidade e qualidade da água.

somada ao aumento populacional em escala mundial no último século, a intensidade da escassez aumentou em determinadas regiões do planeta, especial- mente por fatores antrópicos ligados à ocupação do solo, à poluição e contami- nação dos corpos de águas superficiais e subterrâneos.

em nossa sociedade, a exploração dos recursos naturais, dentre eles a água, de forma bastante agressiva e descontrolada, levou a uma crise socioambiental bastante profunda. Hoje deparamos com uma situação na qual estamos amea- çados por essa crise, que pode se tornar um dos mais graves problemas a serem enfrentados neste século.

Crise essa embasada numa multiplicidade de aspectos – sociais, econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais – retratados no aumento da pobreza, na falta de saneamento básico, na poluição dos rios e aqüíferos, na derrubada das matas,

estudos avançados 22 (63), 2008 211

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com