TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Informática Na Enfermagem

Artigo: Importância Da Informática Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  9.385 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

Este presente trabalho é composto por itens que definem as relações da informática com a enfermagem. Desde contexto histórico (sendo a globalização um fator que proporcionou a relevância desses avanços tecnológicos, na área da saúde), as vantagens que a informática dispõe, as áreas de enfermagem em que os recursos são utilizados, até como a informática se tornou indispensável, além do ressalte da sua necessidade contínua e progressiva.

OBJETIVO

Este estudo visa apresentar a importância da informática aplicada a enfermagem, identificar as áreas da enfermagem a qual a informática está inserida, além de ressaltar o uso efetivo do computador como vetor para um melhor desenvolvimento do conhecimento e na assistência prestada aos clientes pela mesma.

INTRODUÇÃO

A informática é fruto da globalização mundial. A mesma vem se tornando uma peça-chave no desenvolvimento de novos conhecimentos e aperfeiçoamento de habilidades. Atualmente é um poderoso instrumento para agilizar e armazenar informações, onde pouco são os setores que não utilizam esse recurso. O primeiro país a inserir o computador na área da saúde foi os Estados Unidos, este fato se deu na década de 50, ele era utilizado somente para controle de custos, material e pessoal. Posteriormente as aplicações da informática em enfermagem começaram a surgir no setor de ensino e no atendimento direto ao paciente. Nos anos 90, foi fundado no Brasil o Núcleo de Informática em Enfermagem (NIEn), da Escola Paulista de Medicina na cidade de São Paulo, e é uma criação que possui destaque no cenário nacional.

1. A INFORMÁTICA NAS DIFERENTES ÁREAS DE ENFERMAGEM

A Enfermagem utiliza-se dos recursos da informática em diversas áreas, dentre elas pode-se citar a administração, pesquisa e ensino, assistência, dentre mais. Dentro da área administrativa os sistemas de informação computadorizados resultam em uma explícita melhoria da racionalidade organizacional dos serviços e mecanismos de controle gerencial. Pois o uso da informática (seus programas específicos e ferramentas) assegura melhor planejamento dos recursos humanos, materiais e financeiros ao setor. Os enfermeiros com esses sistemas conseguem elaborar tarefas como transcrever ordens, elaborar requisições, atualizar e preparar fichas médicas, elaborar escala de pessoal, armazenar registros e controlar todas essas tarefas de maneira rápida e efetiva, sem possíveis erros de transcrição ou processamento.

Na assistência de enfermagem a informática funciona como apoio nas atividades e vem proporcionando resultados eficazes. Há software modernos que permitem a criação de banco de dados informatizados, que auxiliam o usuário a criar e manusear o banco de dados com maior autonomia, sendo especialista ou não. As tarefas como controle de leitos, pedidos de farmácia, controle de administração de medicamento, admissão de paciente e outros podem ser executadas com os recursos oferecidos pela informática, um ponto a se destacar é o amplo uso da informática como instrumento de comunicação na Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada, promovendo entrosamento entre os vários serviços, podendo se constituir também como estratégia de reaproximação do enfermeiro ao cliente, por meio de levantamento e priorização dos problemas, dentre outras informações encontrados na elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com