TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Orçamento Da Gestão Financeira

Ensaios: Importância Do Orçamento Da Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje o mercado de trabalho está em grande transformação e exige que os escalões de frente entendam melhor as consequências financeiras que pode provocar suas decisões e ações. Nesse mercado da atualidade, muitas empresas estão entrando em fase de investimentos em equipamentos e projetos de expansão. São inúmeras as possibilidades de investimentos nas empresas, mas o capital disponível não é suficiente para satisfazer toda a demanda, surgindo então um problema a ser resolvido que vai levar muito em conta as decisões de como investir de comprar ou alugar um equipamento, de definir a substituição de equipamentos, do que produzir e quanto produzir, tudo isso tem que ser executado em bases racionais, nos dias de hoje não se pode apenas confiar na intuição. O profissional da linha de frente na área financeira da empresa deve ter conhecimentos sólidos na matemática financeira, tais como: saber utilizar os conceitos fundamentais e práticos da matemática financeira, considerando o cenário econômico e financeiro nos mercado em que se vai trabalhar, nas tomadas de decisões empresariais. Saber analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Ter o conhecimento necessário em finanças para tomar decisões com base nas demonstrações financeiras. Geralmente a função de gestão financeira é associada a um alto executivo da empresa, denominado muitas vezes por diretor financeiro ou vice-presidente de finanças.

2 DESENVOLVIMENTO

O orçamento pode ser definido de diversas maneiras. Basicamente, pode-se dizer que orçamento é o plano financeiro de uma administração para determinado período. Sanvicente (1997) define: o orçamento representa a expressão quantitativa, em unidades físicas, medidas de tempo, valores monetários, dos planos elaborados para o período subseqüente, em geral de doze meses.

Para Moreira (1992), o sistema orçamentário do ponto de vista global é definido como sendo um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos. Em outras palavras, Nakagawa (1993), afirma que o orçamento é a necessidade que a empresa tem de comunicar a seus gerentes os planos de ação, que, se forem executados de acordo com as políticas e diretrizes neles embutidos, deverão dar origem a resultados, que, em termos econômico e financeiros, deverão corresponder às metas e aos objetivos programados e que possibilitarão à empresa atingir sua missão e propósitos básicos.

2.1 Orçamento e sua importância na organização

Em contabilidade e finanças o orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. Welsch (1986) cita que a administração de qualquer entidade deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial. Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão. Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), o papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado às funções administrativas. As inúmeras definições de “administração” de uma entidade podem ser resumidas em três funções básicas:

• planejamento;

• organização; e

• controle.

No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o desempenho da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e controlados.

De acordo com Perez Junior, Pestana e Franco (1997), um orçamento, basicamente, pode ser considerado um plano, uma meta, ou ainda um objetivo, e não há definição melhor de “função orçamentária” do que a que diz ser esta função primordialmente um sistema de planejamento e controle.

2.2 orçamento mestre e sua divisão

O Orçamento Mestre é o orçamento que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. É o orçamento de referência e será utilizado para medir e monitorar o desempenho do custo do projeto. É desenvolvido a partir da totalização das estimativas de custo por período. O Orçamento Mestre é dividido em dois tipos: orçamento operacional e Financeiro.

As empresas que são tem interesse em acompanhar a mensuração do custo do projeto, sendo que o Orçamento mestre é a combinação de uma série distinta de sub orçamentos de descrevem a produção de uma empresa e seus objetivos financeiros. As empresas interessadas na implantação de um orçamento mestre deverão compreender primeiramente os orçamentos que compõem o orçamento mestre.

2.2.1 Orçamento Operacional

É aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento operacional fornece uma visão geral dos custos de funcionamento do seu negócio, ou seja, lhe dá uma visão geral das despesas do dia-a-dia da empresa. Ele também dá uma chance para calcular a estimativa de volume de negócios.

Quando todas as despesas de um ano são acrescentadas juntas e subtraídas da renda, você começará a declaração de ganhos e perdas. O lucro na sua empresa é o seu “salário”. O lucro é o que você pode tomar da empresa para seu uso pessoal.

2.2.2 Orçamento Financeiro

É aquele que demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com