TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da gestão de custos e preços, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor para o planejamento de vendas

Projeto de pesquisa: Importância da gestão de custos e preços, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor para o planejamento de vendas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Tema

A importância do gerenciamento de custos e preços, da pesquisa de mercado, e do comportamento do consumidor para o planejamento de vendas

Introdução

A organização da área de vendas está relacionada diretamente com o vendedor da empresa.

Ele funciona como uma ligação da organização com o seu cliente, por essa razão deve ser dado importância a estruturação da força de vendas, assim como, objetivos e estratégias bem traçadas. Um profissional de vendas trabalha em conjunto com seus clientes, buscando informações dos mesmos, examinando suas necessidades e sugerindo produtos adequados as necessidades detectadas e oferecendo um serviço de pós-venda que renda a satisfação desejada. A importância da força de vendas se dá em qualquer organização, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Já o planejamento de vendas tem importância no capital, no resultado financeiro e organizacional da empresa, deve ser o espelho prático das ações planejadas pelo estratégico e dos objetivos e metas do plano de marketing.

Segundo Marcos Cobra, em seu livro Administração de Vendas, o gestor da área deve fazer as seguintes perguntas para realizá-lo:

O que vender?

A quem vender?

A que preço?

Por que métodos?

A que custos?

A metodologia de vendas está adequada para alcançar os objetivos determinados?

A equipe de vendas está motivada a alcançar estes mesmos objetivos?

Os recursos disponíveis são adequados?

As estratégias e as táticas de marketing estão bem orientadas para a consecução do plano de metas?

Há suficientes recursos financeiros?

Como devem ter percebido, o Planejamento de Vendas minimiza o risco causado pelo improviso e determina que as equipes de vendas façam o seu trabalho com o máximo de previsibilidade e organização.

Para se desenvolver um planejamento de vendas bem-feito temos que ter um profundo conhecimento na formação de preços e custos, através desta otimização é que a empresa pode obter um fluxo contínuo a longo prazo, e garantir um retorno satisfatório sobre os capitais investidos no negócio. Analisando o mercado e conhecendo o comportamento do consumidor o caminho para as tomadas de decisões para atrair esse público será muito mais fácil.

Antes de qualquer tomada de decisão o melhor caminho a se tomar é realizar uma pesquisa de mercado, com ela todas as dúvidas em relação ao que está atrasando o desenvolvimento da empresa, serão sanadas. Vejamos os passos mais importantes para elaboração da pesquisa:

1. Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa, que é para saber qual é a real necessidade e os motivos que levaram a realizar essa pesquisa.

2. Definição da coleta de dados, que define como essa dados serão levantados.

3. Definição do método de pesquisa de dados primários, que define qual é o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito.

4. Definição da amostra, permitindo conhecer o tamanho do público a ser pesquisado.

5. Elaboração do dos instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com