TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Feedback

Artigo: Importância do Feedback. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do Feedback

Dar feedback é um muito importante ser dado pelos nossos líderes (chefe, professor, mãe), porque é por meio dele (líder) que podemos nos ajudar e ajudar alguém a melhor seu desenvolvimento no trabalho, em casa.. E faze-lo se sentir mais satisfeito. Mas ao mesmo tempo, é uma das coisa difíceis de se fazer porque, infelizmente, temos o costume de enxergar as pessoas com crítica e ninguém gosta de criticado, seja no trabalho, em casa, com amigos. Temos que entender que o feedback é uma oportunidade e uma melhora pessoal ou profissional, massageia o ego do empregado, fazendo com que ele tem um melhor rendimento. Feedback Negativo:

É importante compreender a diferença entre o Feedback Negativo e o Positivo apesar da maior parte dos sistemas auto-organizados usarem o Feedback Positivo. É possível analisarmos muitos exemplos de Feedback no próprio corpo humano, sendo este um mecanismo muito utilizado para estabilizar os processos fisiológicos e eliminar as flutuações indesejadas.

Exemplo: Quando estamos em um ambiente frio a temperatura do corpo humano faz funcionar mecanismos que se opõem a esta diminuição, como por exemplo, os arrepios e a nossa busca por se agasalhar.

De modo resumido, podemos entender que o Feedback Negativo possui como função ponderar os valores dos parâmetros importantes para o adequado funcionamento de um sistema.

Feedback Positivo:

Este já é contrário ao Feedback Negativo, pois ele na verdade amplia as pequenas flutuações beneficiando alterações do sistema. Podemos utilizar como exemplo a união de indivíduos de uma mesma espécie no mundo animal. Esta aglomeração é muito comum em algumas espécies de aves que agrupam os seus ninhos em colônias.

O fato deles se aglomerarem e de formar estas colônias possibilitam a estes animais algumas vantagens, como a facilidade de se detectar predadores ou também uma facilidade maior de procura de alimento. Este mecanismo é baseado no comportamento imitativo de cada ave, onde cada uma delas é atraída a edificar o seu ninho perto de outros. Este comportamento é um processo de Feedback Positivo. Quanto maior o número de ninhos em uma região, maior será o estímulo de outras aves, sendo assim a probabilidade da colônia crescer é muito maior.

Quando uma determinada região apresenta várias ilhas vazias, as aves serão atraídas por uma escolha aleatória. Este comportamento fará com que a distribuição de aves seja diferente e em variadas ilhas, ou seja, quase homogênea. Porém, este equilíbrio acabará quando uma ilha apresentar um número maior de ninhos. Isso fará com que as aves sejam estimuladas a irem a esta ilha, porque a propensão para escolhê-las será muito maior. Desde forma, observa-se neste exemplo uma flutuação ampliada pelo processo de Feedback Positivo que se originou de uma conduta que primeiramente era aleatória, mas que acabou por se tornar um comportamento vigoroso.

Existem vários exemplos de Feedback Positivo na natureza, e até mesmo entre nós humanos. Quando observamos uma pessoa rindo, chorando ou bocejando temos como instinto fazer a mesma coisa.

O Feedback Positivo funciona de uma maneira que amplia ainda mais as coisas. Não existe um limite para este processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com