TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do alumínio na indústria e na economia brasileira

Tese: Importância do alumínio na indústria e na economia brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  3.992 Visualizações

Página 1 de 5

1) Importância do alumínio na indústria e na economia brasileira

O alumínio é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre, começou a ser produzido comercialmente por volta de 150 anos atrás, Apesar de ser conhecido há muito tempo atrás (os persas, há cerca de 6000 a.C., já fabricavam utensílios de argila que continham óxidos de alumínio – Al2O3).

Contudo, o alumínio somente foi difundido no uso industrial quando o estadunidense Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Heróult, apesar de elaborarem separadamente, desenvolveram e patentearam quase que concomitantemente um processo de obtenção do alumínio. Esse processo consistia na obtenção do alumínio através da redução eletrolítica da alumina banhada em criolita líquida (que é um fluoreto de sódio e alumínio – Na3AlF6).

Como se pode observar pelo seu alto consumo, o alumínio tem uma importância significativa nesse setor, além disso. Tal fato explica-se por causa das propriedades físicas e químicas que ele possui, tais como: baixa densidade, alta resistência à corrosão e alta condutividade térmica e elétrica.

Fora isso, outro fator que contribui para uma maior utilização é o fato de ele ser altamente reciclável (pode ser reciclado inúmeras vezes e não perde suas propriedades, como aconteceria com outros materiais), o que lhe garante uma alta sustentabilidade em termos sociais, econômicos e ambientais. Assim, ele possui várias aplicações na indústria, que variam desde a produção de artefatos domésticos, passando pelas indústrias automobilística, naval e aeronáutica, até na indústria aeroespacial.

No Brasil, a indústria do alumínio foi fundada em 1917 (CPAA – Companhia de Paulista de Artefatos de Alumínio). Ela iniciou a fabricação de placas fundidas para automóveis e toda sua matéria-prima era importada.

A produção de alumínio no Brasil deu-se pela perseverança de alguns empresários, contudo essa produção era insuficiente para a demanda do mercado. As duas primeiras empresas que tentaram implantar essa produção foram a Elquisa (Eletro Química Brasileira S/A) e CBA (Companhia Brasileira de Alumínio). A CBA foi uma das únicas empresas pioneiras que permaneceu até hoje.

Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de reserva de bauxita, perdendo apenas para Austrália e para a Guiné. Esta reserva caracteriza-se tanto por ser de grau metalúrgico (produção da alumina), cerca de 84%, e de grau não-metalúrgico (cerca de 17%), usado para a produção de cimento, abrasivos e refratários (indústria química). Essa reserva está localizada principalmente na Região Norte do país (Estado do Pará), mas também pode ser encontrado nas Regiões Sudeste e Nordeste.

Apesar das grandes vantagens do alumínio, ele ainda é pouco utilizado no setor de transportes brasileiro e possui um grande potencial para ser desenvolvido. Outro fator, é que apesar do crescimento vertiginoso da tecnologia de transformação do metal que ocorreu nos anos de 1940, a disseminação dessa tecnologia não se deu no mesmo ritmo causando uma defasagem no mercado.

Isso indica-nos que a indústria do alumínio tem tudo para crescer ainda mais no mercado brasileiro, proporcionando um aumento na economia do país e conseqüentemente uma no desenvolvimento brasileiro.

4) Obtenção do alumínio primário

A bauxita é o principal minério de alumínio, na qual é constituída predominantemente de óxido hidratado de alumínio (Al2O3.H2O) contendo ainda alguns traços de óxido de ferro, sílica, titânio e outros compostos. Nesses minérios o teor de óxido de alumínio varia de 40 a 60%.

Primeiramente para que a produção do alumínio seja economicamente viável é necessário que a bauxita tenha no mínimo 30% de alumina aproveitável. E a partir dessa avaliação começa-se a extração da bauxita.

A cadeia produtiva do alumínio primário inicia-se com a exploração do seu minério (bauxita). Após seu tratamento e processamento utilizando um sistema de dissolução e lavagem em solda cáustica para a obtenção da alumina. Depois, a alumina, através de um processo eletrolítico (usando corrente contínua), ela é finalmente transformada em alumínio primário. Esse sistema consome muita energia, por isso, as refinarias localizam-se preferencialmente em regiões ricas em energia elétrica.

Na primeira etapa do processo de mineração, ocorre a retirada criteriosa da vegetação e do solo orgânico, sendo respeitado um planejamento ambiental para que a agreção ao meio ambiente seja mínimo. Depois, retiram-se as camadas superficiais do solo (argila e lateiras) e a bauxita fica exposta, ela possui uma espessura variável, pois depende da estrutura geológica da região onde ela é encontrada, mas comumente ocorre numa faixa de três a seis metros.

5) Elementos de liga e as ligas de alumínio

O alumínio é um dos únicos elementos que se pode combinar com inúmeros outros. Assim, ele possui uma enorme quantidade de ligas. Tais elementos são chamados de elementos de ligas. A adição destes causa uma mudança nas propriedades físicas da liga, como alterar a densidade ou o coeficiente de expansão térmica.

Dentre estes elementos de ligas se destacam: antimônio, arsênico, berílio, boro, bismuto, cádmio, cálcio, cromo, cobalto, cobre, magnésio, molibdênio, níquel, silício, titânio, prata e zinco.

10) Bibliografia:

1) http://www.abal.org.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com