TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos antioxidantes na indústria de polímeros

Seminário: Importância dos antioxidantes na indústria de polímeros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Seminário  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A importância dos antioxidantes na indústria polimérica

Em sua maioria os plásticos tem uma sensibilidade a oxidação e ao ozônio, bastando apenas sua exposição ás intempéries para que a separação comece a de suas cadeias químicas ou adição de grupos causando a deslocação e perda de propriedades mecânicas. Esse processo de fabricação de acontecer durante o processo de fabricação devido ao calor, ao cisalhamento mecânico a presença de impurezas metálicas, visto que alguns polímeros são muito sensíveis.

A degradação ocorre em virtude do calor, assoalhamento, radiação UV ou presença de impurezas metálica que podem iniciar a formação de radicais livres, que costumam a reagir com o oxigênio do ambiente formado peróxidos instáveis e a parti disso o processo tem sua continuidade.

Antioxidantes primários: Interrompendo a degradação por oxidação reagindo com o radical livre.

Fenólicos São os, mas utilizados. O fenol bloqueado protegendo a peça da oxidação durante o uso e também proteger o material durante seu processamento.

Aminas aromáticas Apesar de serem melhores que os fenólicos tem seu uso restrito em poliuretano e produção de cabos e fios, tendo uma maior aplicação em borrachas. Isso ocorre pois as aminas aromáticas interferem na cor do material e não são aprovada, pela FDA para o uso em contado como alimento.

Sais metálicos São aplicados em poliolefinas de carbonos e fios, pois desativa o metal do produto.

Antioxidantes secundários: São utilizados em conjunto com os antioxidantes primários para melhorar a estabilidade do polímero. Eles combatem os hidroperóxidos instáveis que funciona com combustível para a degradação por oxidação.

Tioestéris Não estabiliza o processo só a peça acabada, sua estabilidade ao calor é até apenas 160ºc. Seu odor característico pode ser transferido para os polinseros que os carregarem. Suas principais aplicações são os estirênicos (PS, ABS, etc...) e as poliotefinas (PE e PP).

Organofosforados Como ponto positivo a melhora a estabilidade a cor, mas possuem tendência higroscópica. A formação de ácido fosfórico pode ocorre devido a unidade e esse ácido pode ocorre o equipamento de processamento. Suas principais aplicações são as poliolefinas, os etirênicos e os plásticos de engenharia.

Sistema antioxidante combinado dois ou mais meterias.

A medida que dois ou mais meterias antioxidantes são misturados pode haver ocorrências de sinergia quando se combina um inibidor de radicais livres com um decompositor de peróxidos. Apesar do inibidor retarda iniciação da reação algum hidroperóxido pode acabar sendo formado, então o decompositor de peróxido reage com o hidroperóxido impedindo que ele de, continuidade na decomposição do polímero.

Bibliografia: http://www.tudosobreplasticos.com/aditivos/antioxidantes.asp

Parte q Igor pediu para mesclar:

SOBRE OS ANTIOXIDANTES / ANTIOZONANTES

Os elastómeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com