TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunidade natural e adquirida

Tese: Imunidade natural e adquirida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 5

Imunidade natural e adquirida

A defesa contra microorganismos é mediada pelas reações iniciais da imunidade natural e as respostas tardias da imunidade adquirida.

A imunidade natural (inata), é alinha de defesa inicial contra os microorganismos, ela é composta por mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que já existiam no organismo antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções. Eles reagem apenas contra microorganismos (e aos produtos das células lesadas) e respondem essencialmente da mesma maneira a sucessivas infecções.

Os principais componentes do sistema imunológico natural são :

1-Barreiras físicas e químicas como o epitélio e as substâncias antibacterianas nas superfícies epiteliais.

2-Células fagocitárias (neutrófilos, macrófagos) e células NK (natural killer)

3- Proteínas do sangue, incluindo frações do sistema complemento e outros mediadores da inflamação.

4- Proteínas denominadas citocinas, que regulam e coordenam várias atividades das células da imunidade natural.

Os mecanismos da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de microorganismos semelhantes e não conseguem distinguir diferenças discretas entre substâncias estranhas.

Imunidade adquirida

A imunidade adquirida é o tipo de imunidade que se ganha quando se é exposto a um agente infeccioso.

Ela tem uma especificidade extraordinária parra distinguir as diferentes moléculas e uma capacidade de se ‘‘lembrar’’ e responder com mais intensidade a infecções subseqüentes ao mesmo microorganismo, também é chamado de imunidade específica.

Componentes:

Barreiras celulares e químicas:

Linfócitos nos epitélios; anticorpos secretados nas superfícies epiteliais.

Proteínas do sangue: anticorpos

Células: Linfócitos

Tipos de respostas imunológicas adquiridas:

Imunidade humoral:

Mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas (anticorpos ), que são produzidos pelos linfócitos B, tbm chamados de células B.

Os anticorpos reconhecem antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos microrganismos e os preparam para serem eliminados por diversos mecanismos efetores.

A imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra microorganismos extracelulares e suas toxinas, pois os anticorpos podem se ligar a eles e ajudar na sua eliminação. Os próprios anticorpos são especializados, e diferentes tipos de anticorpos podem ativar mecanismos efetores diferentes. Por ex: alguns anticorpos estimulam a fagocitose por células do organismo e outros estimulam a liberação de mediadores da resposta inflamatória.

Imunidade celular:

É mediada pelos linfócitos T.

Microorganismos intracelulares como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam no

interior de fagócitos e outras células do hospedeiro, onde estão protegidas dos anticorpos.

A defesa contra tais infecções cabe a imunidade celular, que promove a destruição dos microorganismos localizados em fagócitos ou a destruição das células infectadas para eliminar os reservatórios da infecção.

O tipo de imunidade que é induzida pela exposição a um antígeno estranho é chamada de imunidade ativa, pois o indivíduo imunizado desempenha um papel ativo na resposta ao antígeno. Os indivíduos e os linfócitos que não tiveram exposição a um antígeno em particular são chamados de naive ou virgens, sem experiência imunológica. Os indivíduos que responderam a um antígeno microbiano e estão protegidos contra exposições posteriores áquele microorganismo são considerados imunes.

Uma pessoa também pode se tornar imune pela transferência de plasma ou linfócitos de um indivíduo imunizado.Isso é chamado de imunidade passiva. É um método eficaz para conferir resistência rapidamente , sem que haja a necessidade de se esperar uma resposta imunológica ativa.Um exemplo é a transferência de anticorpos maternos para o feto, o que possibilita que o recém nascido combata infecções antes que adquiram a habilidade de produzir anticorpos.

A imunização passiva contra toxinas bacterianas mediante a administração de anticorpos de animais imunizados é um tratamento que pode salvar vidas no caso de infecções potencialmente letais, como o tétano e raiva.

IMUNIDADE HUMORAL IMUNIDADE CELULAR

microorganismo Microorganismos extracelulares Microorganismos fagocitados no macrófago Microorganismos intracelulares replicando-se dentro das células infectadas.

(ex: vírus)

linfócito de resposta

Linfócitos B

Linfócito T auxiliar

Linfócito T citotóxico

mecanismo efetor Anticorpo secretado O linfócito T se liga a célula O linfócito T citotóxico se liga a célula

transferida por Soro (anticorpos) Linfócitos T Linfócitos T

funções Bloqueia infecções e elimina microorganismos extracelulares Macrófagos ativos para eliminar microorganismos fagocitados Eliminar célula infectadas e reservatórios de infecção

Características da resposta imunológica adquirida:

Especificidade e diversidade

Memória:

A exposição do sist.imunológico a um antígeno estranho aumenta a sua habilidade de responder novamente aquele antígeno de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com