TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incendio

Artigos Científicos: Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, tecnologia usada na prevenção de incêndio, apresentando seus equipamentos, funcionamento e o emprego de cada equipamento bem como sua infraestrutura e normas utilizadas, visando-se assim prevenir um principio de incêndio.

SISTEMA DE DETECÇÃO E ALARME DE INCÊNDIOS

O Sistema de Detecção e Alarme à Incêndio (SDAI) tem a função de propiciar a identificação imediata da fase inicial de incêndios em qualquer das zonas de proteção estabelecidas e executar através de equipamento de alta sensibilidade e tecnologia as sequências de detecção do incêndio em sua fase inicial ainda permitindo assim a ocorrência de um incêndio (ROSS, 2010). Detectando o fogo em seu estágio inicial, é possível o abandono rápido e seguro dos ocupantes do local atingindo, iniciando ás ações de combate ao fogo evitando assim a perdas de vidas, do patrimônio e também evitar a contaminação do meio ambiente.

A alimentação interna das centrais de incêndio é feito por bateria independente com autonomia de 24 horas em stand-by ou 15 minutos para estado em alarme, conforme a NBR 17240 (ROSS, 2010). O sistema inteligente de segurança para detecção e alarme de incêndio deve ser totalmente micro processado e sua arquitetura deve ser projetada para atender às especificações de sistemas de Segurança para Detecção e Alarme de Incêndio (ROSS, 2010).

Segue as principais simbologias usadas em projetos do sistema de detecção e alarme de Incêndio conforme NBR (Norma Brasileira - 02.136.01-5 ABNT, 2010).

Detector térmico endereçável

Detector óptico de fumaça endereçável

Detector óptico de gás

Detector óptico de chama endereçável

Acionador Manual

Sinalizador sonoro

Sinalizador Visual

Sinalizador sonoro visual

Módulo monitor endereçável

Módulo relé endereçável

Central de alarme de incêndio

Ponto de Alimentação 220 VCA

Ponto de detecção por aspiração

Cabo de Laço

Cabo de alimentação 24 V

Simbologia tirada da norma – NBR (norma Brasileira, 14100/98, ABNT 1993) – Proteção contra incêndio – Símbolos gráficos para projeto.

O SDAI é constituído pelos seguintes componentes detectores automáticos de incêndio; acionadores manuais, painel de controle (processamento), meios de aviso (sinalização), fonte de alimentação elétrica e infra-estrutura (eletrodutos e circuitos elétricos).

O SDAI, através dos três elementos, detecção, processamento e aviso(sinalização) é capaz de detectar e enviar um sinal a central de alarme a fim de que não aja a propagação do incêndio. São diversas as formas utilizados pelas empresas de Sistemas para Detecção e Alarmes de Incêndios.

TIPOS DE SISTEMAS DE DETECÇÃO E ALARMES DE INCENDIOS

Os tipos de Sistemas para Detecção e Alarmes de Incêndios podem ser classificados como: Sistema convencional; Sistema endereçável; Sistema microprocessado.

O sistema de detecção de incêndio convencional é composto genericamente por uma Central com vários circuitos de detecção (zonas). Cada circuito de detecção cobre uma área específica, sendo que existindo um alarme a informação fornecida é referente a essa área (grupo de detectores). Geralmente os diferentes elementos de detecção e alarme são separados, sendo uma ou mais zonas para detectores automáticos (fumos, térmicos, etc) e outras só para botões de alarme. Os circuitos de alarme (sirenes) podem ser agrupados por zonas, associados aos circuitos de detecção, ou gerais, para cobertura de todas as zonas do edifício com vista à eventual evacuação geral do mesmo.

O sistema de detecção de incêndio endereçável é composto por uma Central microprocessada, cujo software e hardware, permitem uma programação de funções ajustadas às necessidades projetadas para cada situação individual, praticamente detector a detector. Permitem geralmente que sejam adicionados módulos de detecção e de comando, bem como alterações ao software que permitem o ajuste do sistema de acordo com as necessidades requeridas.

No sistema de detecção de incêndio endereçável não existe, como no convencional, a separação de zonas de detecção e alarme. Aqui todos os elementos são considerados como endereços, sendo identificados individualmente na Central. Geralmente são ligados, por razões de fiabilidade de sistema em circuitos em anel (os chamados loops), cujo comprimento e nº de endereços variam de solução para solução.

O sistema de detecção de incêndio endereçável é muito mais eficaz que o convencional, permitindo uma rápida identificação dos locais onde se pode manifestar o principio de incêndio e por consequência melhorar a rapidez de intervenção. Isto deve-se ao fato de não só os detectores são identificados uma a um mas também porque na maior parte destes sistemas os sensores utilizados são do tipo analógico e não do tipo “tudo ou nada”.

O Sistema microprocessado é também conhecido como sistemas inteligentes (tecnologia digital), com transmissão de dados binários (informações representadas exclusivamente por números “0” ou “1”), em alta velocidade, multiplexados (tecnologia essa que permite transmitir simultaneamente várias mensagens no mesmo canal de transmissão).

A central disponibiliza um conjunto completo de informações sobre o(s) evento(s) diverso(s). Possui um processador principal e outros secundários, hierarquizando as comunicações e a administração de eventos.

Esse sistema é totalmente programável e permite ao usuário estabelecer várias rotinas simultâneas, por meio da tecnologia digital (microprocessada), que possui comunicação do tipo “full duplex” (ambas as direções).

Vantagens do sistema microprocessado em relação aos outros tipos:

• Gerencia mais informações ao mesmo tempo.

• Informações mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com