TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Automático De Extinção De Incêndios

Exames: Sistema Automático De Extinção De Incêndios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 5

Prof. Elias Antonio de Morais – Prevenção e Combate a Incendio.

Sistemas Automáticos de Extinção de Incêndios (Sprinkler).

O chuveiro automático de extinção de incêndio ou simplesmente sprinkler, que

geralmente passa despercebido pela maioria da população, é hoje em dia um

Equipamento fundamental no primeiro combate ao fogo. Aparelho que, geralmente, fica instalado no teto, é dotado de uma peça especial que veda a passagem da água e possui baixo ponto de fusão. O sprinkler entra em funcionamento quando a temperatura local ultrapassa certo nível. Ao entrar em funcionamento, passa a espalhar água em uma determinada área, combatendo assim o fogo, até a chegada dos bombeiros.

Definição de sistemas de sprinklers

São dispositivos providos de um disco obturador que veda completamente o orifício por onde a água sai, comandado por um elemento termossensível, que pode ser uma ampola de vidro que contém um líquido expansível com o calor ou, então, uma peça fusível de liga metálica eutética, de ponto de fusão baixo, que o mantém hermeticamente fechado.

O sistema de sprinklers compõe-se basicamente de uma rede de distribuição, provida de chuveiros automáticos (sprinklers), interligados a um conjunto moto bomba que garante a pressurização do sistema.

Os bicos de sprinklers são do tipo "Ampola Quartzoid". O elemento termosensível dos sprinklers compreende uma ampola transparente caracterizada pela sua invulgar resistência e rigidez que contém um liquido altamente expansível e sensível ao calor, capaz de exercer uma força de rompimento elevado quando aquecido a sua temperatura de funcionamento.

Os sistemas de sprinklers são normalmente utilizados para proteção de Indústrias, Shopping, Centros Comerciais, Depósitos, entre outros.

Instalações hidráulicas de Proteção Contra Incêndio Automática:

Aquelas em que o a fluxo de água, ao ponto de aplicação, faz-se independentemente de qualquer intervenção manual, uma vez atingidas certas condições ambientais preestabelecidas;

A instalação de Sistema Automático de Extinção de Incêndios é obrigatória

nas seguintes edificações:

I - prédios classificados como de risco grande que possuam área construída

acima de 1.500 m2;

II - prédios classificados como área de risco médio que possuam área

construída acima de 3.000 m2 ou mais de 20 m de altura;

III - prédios classificados como de risco pequeno que possuam área

construída acima de 5.000 m2 ou 30 m de altura, exceto os residenciais;

IV - prédios classificados como de risco grande ou médio, quando estiverem

abaixo do nível da soleira de entrada e com área superior a 500 m2 .

Classificação dos sistemas de chuveiros automáticos

a) Sistema de tubo molhado

Rede de tubulação fixa, com água sob pressão, em cujos ramais são instalados

os chuveiros automáticos; o sistema é controlado na entrada, por uma válvula que soa automaticamente um alarme, na abertura de chuveiros atuados por um Incêndio. Os chuveiros desempenham o papel simultâneo de detectar e combater o fogo. Nesse sistema a água somente é descarregada pelos chuveiros acionados pelo fogo.

b) Sistema de tubo seco

Rede de tubulação fixa seca, mantida sob pressão de ar comprimido ou

nitrogênio, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos. Estes, ao serem acionados pelo fogo, liberam o ar, fazendo abrir, automaticamente, uma válvula de tubo seco, instalada na entrada do sistema. Esta válvula permite a entrada de água na tubulação, a qual deve fluir pelos chuveiros acionados. Esse sistema é aplicado em regiões sujeitas a temperaturas de congelamento da água.

c) Sistema de ação prévia

Rede de tubulação seca, contendo ar que pode ser ou não sob pressão, em cujos

ramais são instalados os chuveiros automáticos, como no sistema de tubo molhado. Na mesma área protegida pelo sistema, é instalado um sistema de detecção de calor, de operação mais sensível, ligado a uma válvula instalada na entrada da rede de tubulação.

A atuação de quaisquer dos detectores (incêndio), provoca automaticamente a abertura Instalações Hidrossanitárias Prediais 15 da válvula especial. Esta permite a entrada da água na rede, que é descarregada através dos chuveiros. A ação prévia do sistema de detecção faz soar simultânea e automaticamente um alarme, antes da abertura de quaisquer dos chuveiros automáticos.

d) Sistema dilúvio

Rede de tubulação seca, em cujos ramais são instalados chuveiros abertos. Na

área protegida pelos chuveiros, é instalado um sistema de detecção de calor, ligado a uma válvula-dilúvio instalada na entrada da tubulação. A atuação de quaisquer dos detectores, motivada por um princípio de incêndio, ou ainda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com