TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Monografias: Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Indicadores Sociais: Contexto Social e Breve Histórico

Em virtude das transformações sociais ocorridas no pós guerra, em meados dos anos 60, houve inumeras mudanças nas sociedades dos paises capitalistas avançados. Com isso houve uma fase de expansão da economia com o chamado estado de bem estar social (welfare state) onde os trabalhadores obtiveram várias conquistas concretas no campo social e houve também um grade avanço no padrão de vida desses paises. Isso até no final dos anos 60 pelo motivo do enfraquecimento e da crise do estado de bem estar.

Em 1966 surgi os indicadores sociais coom a finalidade de avaliar os impactos ocorridos na sociedade Americana. Já no Brasil os indicadores sociais surgiram no ano d 1975 com a finalidade de ser utilizado como instrumento de planejamento. Planejamento este, utilizado ideologicamente em decorrencia do desaparecimento da participação socia de base.

Resenha:

Indicadores Sociais: Um Imperativo no Cotidiano dos Assistentes Sociais Atuantes no Processo de Gestão

No Brasil indicadores sociais é algo recente e configura-se como sendo um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para a formulação e reformulação de politicas publicas, que se manifestam por meio de programas, projetos e serviços sociais.

Frente as grandes demandas sociais os assistentes sociais são os principais profissionais a trabalharem nesse contexto, na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas. A utilização dos idicadores sociais juntamente com outros instrumentos é de suma importancia para um projeto, programa ou mesmo serviço de qualidade.

O Brasil é um país rico de pessoas pobres, onde há uma imensa desigualdade social e a cada dia emergem novas demandas mesmo com a luta constante contra as desigualdades existentes. Sendo assim os indicadores sociais são elementos que contribuem para uma gestão democrática, justa e de qualidade preocupada com a construção de respostas profissionais que possam atender ás demandas.

Frente a este instrumento esta o assistente social o qual deve se empoderar deste para um bom desempenho profissional, e uma gestão de qualidade.

Resenha:

Indicadores para Diagnóstico, Monitoramento e Avaliação de Progrmas Sociais no Brasil

Indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma demanda de interesse programático. A elaboração de um indicador inicia-se a partir da explicitação da demanda de interesse programático. Apartir disso busca-se delinear as dimensões, os componentes ou as ações operacionais vinculadas. Ou seja os indicadores apontam, indicam, aproxima, traduzem em termos operacionais nas dimensões sociais de interesse, definidas a partir de escolhas teóricas ou políticas realizadas anteriormente.

Há varias maneiras de se elaborar indicadores sociais sendo a mais utilizada a divisão segundo a área temática da realidade social a que se referem. Mesmo com todo esse processo em busca de estatisticas atraves de dados do IBGE e de outros orgãos públicos, dificilmente serão atendidas tods as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com