TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria Químico-Farmacêutica

Artigos Científicos: Indústria Químico-Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

Luzia Helena Barbosa de Freitas

Indústria Químico-Farmacêutica

Araçatuba

2014

Luzia Helena Barbosa de Freitas

RA: B24JFJ-3

Indústria Químico-Farmacêutica

Araçatuba

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………….…....4

2. Biosegurança no setor farmacêutico ……………………………………………….…........5

3. Principais plantas químicas……………………………………………………………..…..5

4. Processo químico………………………………………………………………………...…7

5. Considerações finais……………………………………………………………………..…8

6. REFERÊNCIAS……………………………………………………………………….…...8

1. INTRODUÇÃO

A cadeia farmacêutica envolve a fabricação de substâncias químicas farmacologicamente ativas, obtidas por síntese química, utilizadas na preparação de medicamentos. Estes podem ser obtidos pela extração de farmoquímicos de origem vegetal, animal e biotecnológica. Esta cadeia é bastante ampla, compreendendo a fabricação de especialidades farmacêuticas ( alopáticas e homeopáticas) inseridas nas seguintes classes terapêuticas: medicamentos sistêmicos específicos, agente hematológicos, medicamentos dermatológicos, hormônios, medicamentos antiinfecciosos e soluções hospitalares. Além disso, a cadeia farmacêutica compõe a produção de soros e vacinas; contraceptivos; medicamentos fitoterápicos; a transformação do sangue e a fabricação de seus derivados; fabricação de açúcares quimicamente puros; preparações farmacêuticas e intermediárias para a produção de farmoquímicos; o processamento de glândulas; e a fabricação de seus extratos; fabricação de kits e preparações para diagnósticos médicos, curativos, bandagens, algodão, gazes, impregnados com qualquer substância; a fabricação de medicamentos que não tenham o caráter de especialidades, tais como: água oxigenada, tintura de iodo.

No que se refere à saúde veterinária, também são produzidas especialidades farmacêuticas ( alopáticas e homeopáticas) destinadas ao setor, fabricação de vacinas veterinárias e antiparasitárias. Por se tratar de uma Cadeia Produtiva bastante complexa, pela disponibilidade de dados e maior volume de vendas no Brasil, inicialmente, será analisado o segmento Fabricação de Especialidade Farmacêutica Alopática. Informações sobre o mercado e a produção de vacinas, hemoderivados, kits para diagnósticos, fitoterápicos e homeopáticos estão sendo construídos. A produção de qualquer medicamento depende da produção de fármacos, pois são neles em que o princípio ativo do medicamento, (responsável pela ação terapêutica no organismo) está inserido. Além do fármaco, um medicamento é composto por excipientes, os quais são substâncias farmacologicamente inativas, usadas como veículo para o princípio ativo. Os excipientes garantem a eficácia dos fármacos, pois fazem com que estes tenham sua formulação fixada e processada pelo organismo. Os fármacos geralmente são desenvolvidos no país sede das multinacionais e fabricados em grande escala nas unidades produtivas da empresa espalhadas no mundo.

2. Biosegurança no setor farmacêutico

A segurança no trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Ela faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho. A segurança depende de fatores dentro da indústrias como iluminação, temperatura, ruído e outras condições ambientais de trabalho; higiene e medicina do trabalho; prevenção e controle de risco em máquinas, equipamentos e instalações; o ambiente e as doenças do trabalho; legislação e normas; responsabilidades; ergonomia; proteção contra incêndio; uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) em indústrias de produtos químicos e farmacêuticos. Riscos químicos, físicos e biológicos são inerentes às atividades desenvolvidas no segmento químico ou farmacêutico.

3. Principais plantas químicas

Planta química dos auxiliares

As salas de descanso e refeitório devem ser separadas das demais áreas.Os vestiários, lavatórios e os sanitários devem ser de fácil acesso e apropriados para o número de usuários. Os sanitários não devem ter comunicação direta com as áreas de produção e armazenamento.As áreas de manutenção devem estar situadas em locais separados das áreas de produção. Se as ferramentas e peças de reposição forem mantidas nas áreas de produção, essas devem estar em salas ou armários reservados para este fim.

Planta química de produção

As instalações físicas devem ser dispostas de modo a permitir que a produção corresponda à seqüência das operações de produção, o posicionamento ordenado dos equipamentos e materiais e aos níveis exigidos de limpeza. Para evitar a ocorrência de contaminação cruzada e diminuir o risco de omissão ou aplicação errônea de qualquer etapa de fabricação ou controle. Quando forem produzidos medicamentos altamente ativos ou altamente sensibilizantes devem ser utilizados sistemas adequados de tratamento do ar na exaustão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com