TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação. Efeitos da inflação

Seminário: Inflação. Efeitos da inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Inflação

A inflação é um processo no qual o nível de preços está subindo e o dinheiro está perdendo valor; os principais tipos de inflação são: inflação de demanda, inflação de custos e inflação inercial.

Consequências da Inflação

• Desconfigura a noção de preços relativos na economia;

• Dificulta investimentos devido a problemas sobre como prever retornos dos mesmos,

• Afeta a distribuição de renda, aumenta a dívida publica etc...

Podemos confirmar a influência da inflação sobre a economia através da mídia. Por exemplo, a matéria exibida no site g1.com.br, que diz que segundo o BC a economia brasileira cresceu menos em 2013, e que não deve haver aumento até pelo menos meados de 2014. Já a inflação deve ser um pouco menor do que foi esperado para este ano, mas ainda em patamares elevados.

Para 2014 espera-se uma inflação alta, ainda difícil de ser controlada, isso fez com que o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, dizer que a autoridade monetária continua desconfortável com o atual nível de variação de preços.

De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação do BC divulgado, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2013 foi reduzida para 2,5 por cento, ante 2,7 por cento previstos até então. No segundo trimestre de 2014, o PIB deverá ter expansão de 2,5 por cento em quatro trimestres.

Segundo o Relatório Trimestral, o IPCA subirá 5,8 por cento em 2013 pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 6,0 por cento, e 5,7 por cento em 2014, ante estimativa anterior de 5,4 por cento. No terceiro trimestre de 2015, o BC vê alta de 5,5 por cento no acumulado de 12 meses.

De acordo com a matéria o BC está em um processo de aperto nas condições monetárias para combater as altas dos preços ao consumidor. Apesar da inflação mostrar sinais de controle, após dois meses seguidos de resultados baixos a alta do dólar em relação ao real é uma das principais causas da pressão a curto prazo.

Muito se diz que está sendo feito mas os preços continuam subindo e o poder aquisitivo da população continua caindo.

Taxa de Juros

Taxa de juros, ou taxa de crescimento de capital, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De forma geral é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o ganho percentual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com