TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Pesquisas Acadêmicas: Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  5.498 Palavras (22 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 22

SENAI – GENY JOSE FERREIRA

PROCESSOS LOGÍSTICOS

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

André Camilo

Daniel Cajazeiro

João Victor

Júlio César

Pablo Veloso

Samara Andrade

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

Nova Serrana

Agosto / 2014

Introdução

Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenadas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

“ Informática ciência do tratamento automático das informações”

1. A Evolução da Informática

• Nestes últimos tempos, a tecnologia tem-se desenvolvido de forma surpreendente. Um dos setores que mais evoluiu e popularizou-se é a Informática.

• Os computadores surgiram inicialmente para cálculos, que não era simplesmente uma máquina de calcular, porque imprimia tabelas, estocava números e alterava instruções;

• Na década de 60, os supercomputadores (assim conhecidos devido a sua enorme capacidade de processamento) passaram a ser utilizados em empresas de grande porte, realizando o controle financeiro e administrativo.

• Entretanto, por ser este um computador totalmente valvulado (não existiam transistores, muito menos circuitos integrados), a energia necessária para alimentá-lo poderia iluminar uma pequena cidade. Para abrigar os seus circuitos, foi necessário fazer uso de um andar inteiro de um edifício.

• Na década de 70, o computador passou a ser montado com transistores, o que possibilitou uma redução no tamanho e no consumo de energia e, ao mesmo tempo, um aumento em sua capacidade de processamento.

• Em torno de 1978, uma pequena empresa americana chamada APPLE lançou o primeiro microcomputador (assim conhecido por seu tamanho reduzido e pequena capacidade de processamento)

• Nesse ponto, os microcomputadores começaram a invadir as empresas, e cada vez mais foi aperfeiçoando-se os programas.

• No começo dos anos 80, um estudante americano chamado Bill Gates revolucionou o mundo dos computadores com a formação de uma empresa, a MICROSOFT, e com o lançamento do primeiro sistema operacional para os IBM PC XT, que foi denominado de Disk Operating System (DOS).

• A partir daí, tanto o hardware (os circuitos que formam o computador) como o software (os programas) evoluíram muito rapidamente. Muitas empresas surgiram de ex- funcionários da IBM e da MICROSOFT.

• De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais.

2. Eras da história da informática

Temos três eras da informática:

2.1 Mecânica

É o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subseqüentes sobre seu ambiente.

A mecânica clássica é composta pelo conjunto de três disciplinas, a estática, que estuda a causa dos movimentos (forças), a cinemática, que compreende o estudo do movimento, sem consideração das suas causas, e a dinâmica, que estuda o movimento com suas causas.

No inicio dessa era é marcado pela criação do alemão Wilhelm Schickard, que projetou a primeira calculadora que foi responsável por adição e subtração em 1626 ao qual deu o nome de “Relógio Calculador”

2.2 Eletro-mecânica

A eletro-mecânica é o ramo da ciência e tecnologia no qual são realizadas a análise, o projeto, o desenvolvimento, a produção e a manutenção de sistemas e dispositivos que integrem componentes elétricos e mecânicos no seu mecanismo.

O marco dessa era foi a historia de Relé que começou com os estudos de Joseph Henry cientista norte americano quem em 1830, enquanto construía eletroímãs, descobriu o fenômeno eletromagnético chamado indução eletromagnética ou auto-indutância e a indutância mútua. Seus estudos do relé eletromagnético foram a base do telegrafo elétrico, inventado por Morse e Wheatstone. Mas tarde provou que as correntes podem ser induzidas á distancia, magnetizando uma agulha com a ajuda de um relâmpago a 13 quilômetros de distancia.

2.3 Eletrônica

Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores etransdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da Eletrônica.

Transitor foi uma das maiores invenções dessa era, ele é um componente que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na de cada de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com