TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica E Sistemas De Informação.

Artigo: Informatica E Sistemas De Informação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.818 Visualizações

Página 1 de 3

1. Descreva brevemente sobre o conceito de SIE – SIG – SIO.

Sistemas de informação operacional.

Um sistema operacional compõe-se de uma série integrada de programas de controle, que são planejados a fim de aumentar a eficácia total de uma operação.

Também chamados de sistemas de apoio às operações empresariais, sistemas de controle ou sistemas de processamento de transações (SPT). Contemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, em seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operações das funções empresariais imprescindíveis ao funcionamento harmônico da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico das unidades departamentais (Rezende e Abreu, 2001).

Para Stair (1998), um sistema de processamento de transações é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações de negócios completadas. Segundo o mesmo autor, uma transação é qualquer troca relacionada com negócios, como pagamentos a empregados, vendas a clientes e pagamentos a fornecedores.

Sistemas de informações gerenciais

Também chamados de sistemas de apoio à gestão empresarial ou sistemas gerenciais. Contemplam o processamento de grupos de dados e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para a gestão. Trabalham com os dados agrupados (ou sintetizados) das operações das funções empresariais da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor ou gerencial das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades (Rezende e Abreu, 2001).

Segundo Stair (1998), a principal finalidade de um sistema de informação gerencial é ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficientemente.

Segundo esse mesmo autor, a principal diferença entre os relatórios gerados pelo sistema de processamento de transações e os gerados pelo sistema de informação gerencial (SIG), é que os relatórios gerados pelo SIG dão suporte a tomadas de decisões gerenciais dos níveis mais altos de gerenciamento, onde as próprias decisões tendem a ser menos estruturadas e menos rotineiras.

Sistemas de informação estratégicos

Também chamados de sistemas de informação executivos ou sistemas de suporte à decisão estratégica, ou ainda, são conhecidos por uma sigla em inglês EIS ou Executive Information Systems. Contemplam o processamento de dados das operações operacionais e transações gerenciais, transformando-os em informações estratégicas. Trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções empresariais da empresa, considerando, ainda, o meio ambiente interno e/ou externo, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração. Habitualmente, trabalham com muitas informações gráficas, amigáveis e normalmente on-line, observando as particularidades de cada empresa e, ainda, com opção de descer no nível de detalhe da informação (Rezende e Abreu, 2001).

Segundo Stair (1998), um sistema de suporte a decisão (SSD) é um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com