TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informática

Pesquisas Acadêmicas: Sistema De Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 1

Planejamento

Quanto à sua abrangência, o planejamento pode ocorrer em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional. Existem quatro tipos de planos: os procedimentos, os orçamentos, os programas ou programações e as normas ou regulamentos. Os princípios gerais de administração aplicáveis ao planejamento são: o da definição do objetivo e da flexibilidade do planejamento. As técnicas relacionadas com o planejamento são: o cronograma, o gráfico de Gantt e o PERT (Program Evolution Review Technique).

Organização

A organização como segunda função administrativa, depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.Dentro dos moldes neoclássicos, a organização vem após o planejamento. Para executar os planos e alcançar os objetivos, as atividades precisam ser adequadamente agrupadas de maneira lógica e a autoridade deve ser distribuída de maneira que sejam evitados conflitos e confusões.

Quanto à sua abrangência, a organização pode ocorrer em três níveis: em nível global (desenho organizacional), em nível departamental (desenho departamental) e em nível das tarefas e operações (desenho de cargos e tarefas). A função de organizar envolve quatro componentes: Tarefas, Pessoas, Órgãos e Relações.Os princípios aplicáveis à organização são: o da especialização, o da definição funcional, o da paridade entre autoridades e responsabilidade e o escalar. As principais técnicas relacionadas com a organização são: o organograma (clássico, vertical, diagonal, setorial, circular, em barras, listograma e o linear de responsabilidade) e o fluxograma (vertical e horizontal).

Colocação de funcionários

Consiste em selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e em preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a Lei da fadiga.

A lei da fadiga menciona a necessidade de intervalos periódicos visando a recuperação do trabalhador.

Direção

A direção é uma atividade de comunicação, motivação e liderança. Quanto a sua abrangência, a direção pode ocorrer em três níveis: no nível global (direção), no nível departamental (gerência) e no nível operacional (supervisão). A direção fundamenta-se nos conceitos de autoridade e poder. Os princípios gerais aplicáveis à direção são: o da unidade de comando, da delegação, da amplitude de controle, da coordenação ou das relações funcionais.

Controle

Quanto à sua abrangência, o controle como o planejamento abre o processo administrativo, o controle serve de fechamento. Da mesma forma que ocorre com o planejamento, a abrangência do controle também pode ser feita no nível global, no nível departamental e no nível operacional, respectivamente nos planos estratégico, tático e operacional.

Os princípios gerais aplicáveis ao controle são: o da garantia do objetivo, o da definição dos padrões, o da exceção e o da ação. As técnicas relacionadas como o controle são as mesmas utilizadas no planejamento.

Questão 2

Os sistemas de informações gerenciais apoiam os gerentes no monitoramento e no controle do negócio fornecendo informações sobre o seu desempenho. Esses sistemas produzem relatórios fixos, programados para periodicidades definidas, com base em dados extraídos e resumidos dos sistemas subjacentes de processamento de transações (SPT). Com frequência, o formato desses relatórios é especificado anteriormente. Um típico relatório SIG poderia mostrar os resumos das vendas mensais ou anuais em cada um dos mais importantes territórios de venda da empresa. Às vezes, os relatórios SIG são relatórios de exceções, destacando apenas condições excepcionais—por exemplo, quando as cotas de vendas para um território específico ficam abaixo dos níveis esperados, ou quando funcionários excedem o limite de despesa no plano odontológico.

Questão 3

As informações eram coletadas através de arquivos de metal, máquinas de escrever, papel carbono e memorandos que fazima parte do dia a dia das empresas.

Os dados dos clientes eram arquivados em pasta com fichas datilografadas e a calculadoras eram utilizadas para controlar estoques, emitir notas fiscais, duplicatas, controle de produção e outros.

Questão 4

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) fornecem ferramentas ou modelos analíticos para analisar grandes quantidades de dados, além de consultas interativas de apoio para gerentes de nível médio que enfrentam situações de decisões semiestruturadas.

Os sistemas de apoio à decisão dá apoio à análise de problemas semiestruturados e não estruturados. Os primeiros SADs eram predominantemente orientados por modelo, isto é, usavam algum tipo de modelo para executar análises ‘se-então’, entre outros tipos. Em análise ‘se-então’, desenvolve-se um modelo e, depois quando vários fatores são alterados, as mudanças resultantes são mensuradas. Sua capacidade de análise baseia-se em uma teoria ou um modelo bem fundamentado, combinando com boa interface de usuário, que torna o sistema fácil de usar.•

Questão 5

ERP TOTVS

A TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia. Líder absoluta no Brasil, com 53,1% de participação de mercado e também na América Latina, com 35,6% (segundo o instituto Gartner), é a maior fabricante de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo.

A TOTVS fornece ao mercado soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infraestrutura. São soluções que garantem maior competitividade, além de permitirem que cada cliente terceirize suas operações administrativas/sistêmicas, focando energia para pensar apenas no que é seu próprio negócio.

A TOTVS possui a maior gama de produtos e serviços para companhias de todos os portes e áreas de atuação. São soluções específicas que atendem os segmentos: agroindústria,saúde,manufatura,distribuição e logística, série 1, jurídico, varejo, construção e projetos, série 3, financial services, educacional e serviços.

ERP OnClick

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com