TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações financeiras para gerenciamento de negócios

Resenha: Informações financeiras para gerenciamento de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecer o resultado final obtido nas operações da empresa é a mais importante informação financeira para a gestão do negócio. Para ter esse controle, a melhor ferramenta é o demonstrativo de resultados. O demonstrativo de resultado é uma rotina inteligente e flexível, pois permite ao usuário montá-lo de acordo com a realidade da empresa. - See more at: http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/demonstrativo-de-resultados-facilita-a-gestao-financeira#sthash.kidIGDoe.dpufor meio do demonstrativo de resultados é possível conhecer com exatidão a realidade econômica e financeira da empresa, especialmente porque ele responde a algumas das perguntas mais importantes em se tratando de gestão de negócios: qual foi o balanço? Houve lucro ou prejuízo?

Fazer esta avaliação é importante, visto que se é possível medir o resultado obtido também será projetar com segurança vendas, redução dos custos e melhoria ou aumento das margens, para que o negócio seja ainda mais lucrativo. Em suma, a avaliação é a verdadeira administração pró-resultados.

Quando a empresa não tem um demonstrativo indicando o comportamento dos negócios, as decisões são tomadas sem consistência e normalmente baseadas apenas na situação diária do caixa, o que impede o planejamento a médio e longo prazo. Portanto, a implantação de um demonstrativo de resultados é fundamental para a boa gestão financeira dos negócios.

Recomendações

Deve ser implementado um demonstrativo de resultados mensal, que inclua, em reais e em porcentagem, a margem de contribuição, os custos fixos, o resultado operacional e o resultado líquido. Com esse controle, será possível saber o que aconteceu com a empresa em cada mês, o que dá a ideia do que acontecerá com o caixa em curto prazo.

Acompanhe rigorosamente os custos fixos, para que não saiam do controle. Lembre-se: os custos crescem proporcionalmente ao dinheiro disponível, ou seja, quando há dinheiro, ocorre um relaxamento e se gasta mais, muitas vezes sem necessidade. Por isso, com os demonstrativos dos meses anteriores, devem ser verificados os custos fixos que estão a crescer (a porcentagem do faturamento).

Identifique com clareza o resultado da empresa (lucro operacional) através do demonstrativo de resultado. Para saber se o negócio é vantajoso, pode-se comparar com taxas de outros investimentos o valor relativo do lucro em relação ao investimento total e atualizado da constituição da empresa. Neste caso, deve-se ter uma expectativa de taxa de lucro superior ao melhor investimento do mercado ou pelo menos três vezes maior que a melhor taxa de aplicação financeira em curto prazo.

É importante conhecer a RENTABILIDADE do negócio, o que corresponde à remuneração do capital investido. Para calculá-la use a seguinte fórmula:

Taxa de rentabilidade = Lucro líquido x 100 / Investimento

Calcule ainda quanto rende a atividade operacional da empresa, ou seja, a LUCRATIVIDADE OPERACIONAL, a qual representa percentualmente o lucro operacional da empresa em relação às vendas:

Lucratividade Operacional = Lucro operacional x 100 / Vendas

Por fim, verifique em quanto tempo terá o retorno do capital investido, considerando-se um determinado nível de vendas e lucros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com