TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa no âmbito da gestão financeira, como um processo de gestão, planejamento, organização, gerenciamento e controle da utilização dos recursos da empresa.

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa no âmbito da gestão financeira, como um processo de gestão, planejamento, organização, gerenciamento e controle da utilização dos recursos da empresa.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 5

2.2 ORÇAMENTO EMPRESARIAL 7

2.3 ORÇAMENTO DE CAPITAL COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 9

2.4 IMPOSTOS DA ATIVIDADE COMERCIAL 10

2.5 CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO MERCADO DE CAPITAIS 12

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

No mercado atual a competitividade torna-se cada vez maior, desta forma, as empresas necessitam de instrumentos que auxiliem na tomada de decisão. Neste sentido, este trabalho propõe a pesquisa no âmbito da Administração Financeira, como processo da administração de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos da empresa para obter determinados objetivos de modo eficaz e eficiente.

Nesse processo decisório, o orçamento empresarial é uma das ferramentas mais usadas, tendo a função de abordar a previsão detalhada das receitas e despesas, e o respectivo acompanhamento da viabilidade e utilização dos recursos financeiros no dia a dia.

Um dos grandes desafios dos administradores na dinâmica de manter-se competitivo no mercado são as constantes necessidades de investimentos, requerendo referencial e instrumental adequado para a tomada de decisão e sua operacionalização.

Para avaliar as decisões de investimentos, é necessário verificar se as alternativas são comparáveis, através do orçamento de capital, é possível analisar a decisão de investimento na escolha da melhor alternativa entre as oportunidades de um ou vários projetos, a partir da avaliação do volume de recursos necessários e o consequente retorno do investimento.

No Brasil, a carga tributária avulta consideravelmente o orçamento operacional das organizações, neste sentido, apresentaremos os principais impostos que uma empresa comercial precisa contemplar em suas obrigações financeiras.

Para finalizar, apresentamos como proposta de prospecção de capital de terceiros, a busca de recursos através do Mercado de Capitais, como forma de viabilizar os investimentos, como um importante recurso estratégico para alcançar a meta principal da administração financeira, ou seja, a de atender às necessidades de todos os supridores de capital e agregar valor ao patrimônio dos investidores.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo pesquisa do SEBRAE (2013), a taxa de mortalidade das empresas nos primeiros dois anos de atividades é de 26,9%, enfatiza ainda que as maiores causas da mortalidade empresarial é a falta de planejamento e erros de gestão. Devido a grande competitividade e a falta de qualificação, sobreviver no universo empresarial se tornou muito difícil, as empresas buscam cada vez mais o aperfeiçoamento profissional para obter confiabilidade nas suas informações que auxiliam na tomada de decisões, além de evidenciar os riscos e possíveis irregularidades que comprometam a lucratividade da empresa.

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A essência da concepção de Administração é a tomada de decisões. Saber administrar é ter capacidade de decidir, a qualidade das decisões tomadas pelos administradores refletirão diretamente na continuidade do negócio da empresa.

Chiavenato (1999) descreve que, é preciso usar o processo da administração de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos da empresa para obter determinados objetivos de modo eficaz e eficiente.

a) Planejamento: estabelece o que a empresa almeja para o futuro e como deve aplicar seu plano;

b) Organização: procura formar os meios e recursos fundamentais para possibilitar o planejamento, baseado em como a organização ou empresa tenta cumprir os planos;

c) Direção: é caminhar em prol do que foi planejado e organizado;

d) Controle: é acompanhar e julgar a atuação da empresa para identificar se as coisas estão ocorrendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido.

Segundo Hoji (2003), dentro de uma organização existem algumas atividades que podem ser divididas da seguinte forma:

a) Atividades de operações: são realizadas em função do negócio da empresa, objetivando proporcionar para os proprietários um bom retorno sobre seus investimentos;

b) Atividades de Investimentos: são consideradas atividades que afetam os efeitos das decisões de aplicações de recursos em estilo temporário ou permanente, para a efetiva operacionalização do empreendimento;

c) Atividades de financiamento: refletem os resultados das tomadas de decisões sobre a maneira de financiar as atividades de operações e de investimentos.

A administração financeira é importante em vários ambientes de negócio, dentre as tarefas que o administrador financeiro pode desempenhar está tomar decisões sobre expansão do negócio, concessão de crédito e prazos de pagamentos de seus clientes, prazos de estocagem da mercadoria que pode influenciar diretamente no seu fluxo de caixa, análise de compras, fluxo de caixa e lucros a serem reinvestidos ou pagos aos sócios (BRIGHAM; HOUSTON, 1999).

“A administração financeira é a arte e a ciência de administrar recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas” (LEMES JUNIOR; RIGO; CHEROBIM, 2010, p. 4).

A própria evolução da área financeira imprimiu no administrador uma necessidade maior de visualizar toda a empresa, realçando suas estratégias de competitividade, continuidade e crescimento futuro (...) gerenciar esses recursos de forma a manter a saúde financeira e econômica da empresa e lograr ainda alcançar suas metas estabelecidas (ASSAF NETO, 2007, p. 36).

O processo de tomada de decisão reflete o conceito de Administração. Desta forma, compreende-se que administrar é decidir; a continuidade de qualquer empresa dentro de um mercado depende da qualidade das decisões tomadas pelos seus administradores (ASSAF NETO, 2007).

2.2 ORÇAMENTO EMPRESARIAL

No processo decisório, destacam-se como empreendedoras as companhias que conseguem se antecipar aos fatos, encontrando solução para problemas que possam vir a acontecer. O orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com