TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre a importância da gestão financeira

Projeto de pesquisa: Informações sobre a importância da gestão financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de fornecer informações aos acadêmicos do curso de Administração sobre a importância da Administração Financeira, bem como analisar os riscos e os impactos da desvalorização da moeda em relação a taxas da inflação, risco e retorno sobre investimentos e ser capaz de elaborar o controle administrativo-financeiro de uma organização.

1. Planejamento Financeiro e o valor do dinheiro no tempo

Com a grande concorrência do mercado, um bom planejamento financeiro pode fazer a diferença para sobrevivência de uma empresa. Gitman (1997, p.588) afirma que

“as empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido [...] é importante para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução dos objetivos.”

O administrador financeiro sabe que o valor do dinheiro muda com o tempo, portanto, preferem dinheiro agora a depois, portanto, deve-se estar atento às mudanças do mercado, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro.

São citados três índices que diminuem progressivamente o valor do dinheiro:

1.1 Inflação

Quando há um aumento geral dos preços na economia. O poder de compra do dinheiro hoje é maior do que amanhã, o aumento do preço diminui o valor do dinheiro, ou seja, com R$1,00 hoje se compra mais do que daqui há 1 ano.

1.2 Risco

A incerteza acerca do futuro faz com que o dinheiro diminua com o passar do tempo, as pessoas valorizam o dinheiro agora, tentam evitar o risco de perderem seu dinheiro, um investidor não pode ter certeza que seu investimento dará resultados positivos, nem que suas ações serão valorizadas, portanto, com o aumento do risco, ocorre diminuição do valor do dinheiro.

1.3 Preferência pela Liquidez

A liquidez refere-se à facilidade de um ativo se tornar caixa (dinheiro). Os investidores preferem manter dinheiro em caixa para emergências, tentam não comprometer o caixa em ativos de rendimento futuro, pois, como mencionado anteriormente, o dinheiro perde valor com o tempo.

1.4 Questão

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação, com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

O retorno sobre o dinheiro investido deve ser maior que o risco envolvido, porém, quanto maior o risco, maior o retorno. Na questão acima, o risco de aplicar o montante na segunda ação é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

2. Risco x Retorno

Risco é o grau de incerteza de um investimento, quando dois investimentos tem o mesmo retorno, calcula-se aquele que tem menor risco. Em finanças, o risco é mensurado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com