TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciativa social ao combate a pobreza - Pobreza na região dos municípios de Campo Mourão/PR

Por:   •  14/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

Iniciativa Social ao Combate à Pobreza – ISCP

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram criados a partir da Cúpula Rio+20, em 2012, sendo implantados no ano de 2015 e com eles trazendo visibilidade para o maior problema enfrentado pela população mundial: A pobreza.

A pobreza vai além da falta de recursos econômicos de subsistência, abrangendo outras necessidades básicas, como, a falta de saneamento, saúde, alimentação e educação, acarretando a discriminação e exclusão social dos indivíduos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) “Mais de 11% da população mundial vive na pobreza extrema e luta para satisfazer as necessidades mais básicas na esfera da saúde, educação e do acesso à água e ao saneamento. Por cada 100 homens dos 25 aos 34 anos, há 122 mulheres da mesma faixa etária a viver na pobreza, e mais de 160 milhões de crianças correm o risco de continuar na pobreza extrema até 2030. ”

O Banco Mundial, em 2020, divulgou novos dados em relação ao estudo da Pobreza, na qual, “150 milhões de pessoas devem cair na extrema pobreza devido à Covid-19, recessão, conflitos e mudanças climáticas, segundo novo estudo; economias de médio rendimento terão 82% dos novos pobres do mundo.”, dessa forma, a compreensão da reciprocidade entre as várias dimensões da pobreza ajuda a esclarecer suas causas e ampliar o número de áreas de atuação das políticas públicas.

A finalidade das ações propostas pelas ODS, pretendem garantir para toda a população o acesso a serviços básicos, a propriedade, recursos naturais e novas tecnologias, além de apoiar, de maneira eficiente e coordenada, as metas de desenvolvimento relacionadas à erradicação da pobreza.

Posto isso, este estudo tem como objetivo discutir acerca da realidade socioeconômica na região da Comcam, e apresentar projetos, desenvolvidos pelos municípios da região que buscam diminuir o índice de pobreza entre a população.

Pobreza na região de Campo Mourão

De acordo com o IBGE, o maior percentual de população “pobre” na região da Comcam está localizado no município de Barbosa Ferraz com índice de 46,14%, e o menor está em Boa Esperança com 34,42%. Já o município de Campo Mourão, possui 41,5%, outros municípios, como, Farol, Luiziana, Janiópolis, Peabiru e Araruna o índice não ultrapassa 45%.

De acordo, com o estudo realizado pelo Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá (UEM), os 25 municípios da região de Campo Mourão, possuem um grande índice de Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Paraná, devido à principal forma de renda de muitas famílias, onde sua principal fonte de renda advém do meio agropecuário.

Perante os fatos expostos mesmo gerando um dos maiores índices do PIB estadual, existe um grande índice de pobreza que se dá pela má distribuição de renda entre população. Uma vez que muitos trabalhadores rurais, sem especializações devidas possuem salários baixíssimos.

 Intrigados com a desigualdade, em que pouco se conhece de nossa região, iniciamos pesquisas com objetivo de questionar se a própria comcam desenvolvia projetos baseados nas ODS, para combater a pobreza e tudo aquilo que este problema trás.

Encontramos alguns projetos desenvolvidos por alguns municípios, não se intitulam como o combate a pobreza, mas apoiam causar que acaba auxiliando desse requisito, como:

Projeto “Troca Verde”

Desenvolvido pela Prefeitura da cidade de Iretama em parceria com a agricultura, o projeto “Troca Verde” foi implantado na cidade em 2008, com a finalidade de melhorar a alimentação da população e, aprimorar o recolhimento de material reciclável. O projeto oferece uma sacola de verduras em troca de três sacolas de lixo reciclável. Essa troca é ilimitada, os habitantes podem oferecer quantas sacolas de material reciclável conseguiram.

As verduras trocadas no projeto são produzidas no Centro de Produção Animal e Vegetal do próprio município, sendo utilizado o mínimo de fertilizante possível na horta. Ademais são destinados a esse projeto 200 caixas de verduras mensalmente, dando oportunidade a população mais carente de adquirir as verduras a custo zero.

Dessa forma os alimentos que antes eram perdidos, hoje são utilizados para a educação alimentar da população, além de aumentar a vida ambiental da cidade.

Os anúncios do projeto “Troca Verde” são realizados com antecedência nos bairros onde o mesmo acontecerá, através de carros de som. Contudo a própria população tem procurado a Secretaria do Meio Ambiente de Iretama para saber quando o projeto será realizado em um bairro especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com