TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: O Estado e os Problemas Contemporâneos

         1-A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

         Considerando o que foi discutido em nossa disciplina, pode-se dizer que o mais próximo do conceito de pobreza é:

  1. Fenômeno multidimensional que incorpora dimensões culturais, políticas, históricas, sociais e econômicas, sendo um fenômeno dinâmico e heterogêneo que se refere a algum tipo de privação, por exemplo, um mínimo de subsistência vital.
  2. Conjunto de atividades relacionadas à estrutura e implementação de estratégias relacionadas à melhoria da qualidade de vida da população. Dentre estas estratégias incluem-se aquelas pertinentes a minimizar os efeitos dos problemas sociais.
  3. Relações, processos, atividades e instrumentos que visam o desenvolvimento das responsabilidades públicas na promoção do bem-estar da população.

É correto o que se afirma em:

  1. I, apenas. (Correta)
  2. III, apenas.
  3. I e II, apenas.
  4. I, II e III.

         2-Assinale “V” caso a afirmativa seja verdadeira e “F” caso seja falsa.

[V]        Pode-se dizer que, quando nos referimos à exclusão no contexto da dinâmica social do mundo capitalista contemporâneo, estamos nos referindo às barreiras impostas a alguns indivíduos no seu caminho de acesso a benefícios garantidos pelo Estado, ou mesmo que podem ser adquiridos através do mercado.

[V]        Um indivíduo que desfruta da condição de cidadão é aquele que goza dos direitos consignados pelo Estado, bem como da possibilidade de acesso a uma renda adequada, que lhe permita desfrutar de um padrão de vida comum a seus concidadãos.

[F]        No Brasil, a concessão de acessos e direitos aos indivíduos acabou contribuindo para a emergência de uma sociedade sem distinções de classes sociais e embasada sob um regime liberal.

[V]        Para Max Weber, o Estado Moderno constitui-se como autoridade única sobre um território e um povo, se tornando um “mediador civilizador”, isto é, uma instituição que ordena a vida social e política nos territórios antes fragmentados do feudalismo.

[F]        Com o surgimento do capitalismo a problemática da pobreza e da exclusão social é amenizada, ao ponto de ocorrer declínio na denominada classe pobre que era tão presente na Idade Média.

[F]        A emergência do Estado Moderno cooperou para a desarticulação nas vidas das pessoas comuns, haja vista que veio junto ao enfraquecimento das “Políticas Sociais”.

[V]        À semelhança dos regimes de Estado de Bem-Estar Social democratas, a Constituição brasileira adotou a Seguridade Social como um pacto pela solidariedade da sociedade para com o indivíduo em situação de risco social. Ou seja, adotou um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

         3-Outro importante fator que explica o histórico quadro de pobreza e desigualdade no Brasil, diz respeito à particular heterogeneidade do seu mercado de trabalho. Esta heterogeneidade vincula-se à nossa herança social histórica cujo marco data do período colonial, quando a sociedade brasileira ainda era assentada economicamente em relações escravistas.

         Considerando o que consta no artigo de Araújo et al. (2010), pode-se dizer que:

  1. Mesmo com a abolição da escravidão a situação de heterogeneidade não foi superada, pois a massa de excluídos do processo produtivo desse período serviu, no período primário-exportador, de mecanismo de pressão de rebaixamento das condições de assalariamento dos trabalhadores.
  2. O fato de o escravismo ter prevalecido em todos os âmbitos da vida social criou uma concepção negativa do trabalho, pois a ideia predominante tinha uma “conotação pejorativa e desabonadora como uma atividade que deve ser executada sempre por escravos”.
  3. Ao longo do tempo, as Políticas Sociais no Brasil pouco contribuíram para alterar as desigualdades de rendimento e de condições de vida da maioria da população, não contribuindo nem mesmo para democratizar as oportunidades de vida de amplos segmentos populacionais tradicionalmente alijados do acesso à parte da riqueza produzida socialmente.

         É correto o que se afirma em

  1. I, apenas.
  2. I e III, apenas.
  3. II e III, apenas. (Correta).
  4. I, II e III.

         4-Como o fenômeno da globalização influenciou o Estado de Bem-Estar Social? Qual é a relação entre esse fenômeno e o “divórcio” entre os interesses do Estado e os interesses do Capital:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com