TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação institucional de programas de treinamento

Relatório de pesquisa: Iniciação institucional de programas de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

O Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência tem como um dos objetivos inserir licenciandos no cotidiano de escolas oportunizando-lhes a criação e participação em experiências metodológicas e práticas docente que busquem a superação de problemas no processo de ensino e aprendizagem. Neste trabalho almejamos compartilhar nossa experiência no projeto Brinquedoteca que segundo Cunha (2001) é um espaço enriquecido pela ludicidade. O projeto Brinquedoteca tem como objetivo principal nos proporcionar a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos durante a intervenção na escola para que isso venha enriquecer a aprendizagem através do brincar. As nossas primeiras ações foram embasamentos teóricos e reuniões nas quais pudemos socializar os conhecimentos, elaborar planos de aula em Língua Portuguesa e Matemática que são avaliados pelo grupo antes da aplicação e resultam na produção de atividades lúdicas. Os resultados das atividades desenvolvidas foram notados a partir de observações durante a aplicação na escola, percebemos as dificuldades dos alunos e traçamos estratégias que visam minimiza-las através dos jogos e brincadeiras.

INTRODUÇÃO

O programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) tem por finalidade desenvolver a iniciação à docência e melhor qualifica-la, visando a melhoria do desempenho da educação básica. Além de visar o incentivo a formação docente em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério.

Tem por metas inserir os licenciandos no cotidiano de escolas das redes públicas de ensino, propiciando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

O Programa concede bolsas tanto para alunos dos cursos de licenciatura como para coordenadores e supervisores responsáveis nas IES, pelo desenvolvimento do subprojeto Brinquedoteca.

A Brinquedoteca é um espaço privilegiado que reúne a possibilidade e o potencial para desenvolver as características lúdicas. É hoje, um dos caminhos mais interessantes que pode ser oferecido às crianças de qualquer idade. O intuito é o de resgatar, na vida dessas crianças, o espaço fundamental da brincadeira, que vem progressivamente se perdendo e comprometendo de forma preocupante o desenvolvimento infantil como um todo, bem como integrar a família à vida social e cultural promovida pela IES na área da educação.

OBJETIVOS DO SUBPROJETO

O projeto Brinquedoteca tem como objetivo principal nos proporcionar a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos durante a intervenção na escola para que isso venha enriquecer a aprendizagem através do brincar.

Nesse sentido, no desenvolvimento do projeto, procuramos subsidiar á prática docente propondo alterações no desenvolvimento dos conteúdos, no decorrer de todo o processo avaliativo, na temporalidade e na organização do trabalho didático-pedagógico no intuito de favorecer os alunos uma aprendizagem significativa através da ludicidade.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

As nossas primeiras ações foram embasamentos teóricos e reuniões com equipe (coordenadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com