TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovaçao

Resenha: Inovaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Volta e meia nos deparamos com revistas especializadas em gestão e negócios falando do modo vanguardista e fora dos padrões conhecidos de administração de empresas.Google, Apple, Facebook e tantas outras empresas milionárias são exemplos de gestão horizontal, clean, criativa, inovadora, e com muito, mas muiiiito menos caciques do que índios; ao contrário da maioria das empresas brasileiras que mais parecem paquidermes vesgos.

As estatais têm, na sua maioria, um modelo de gestão arcaico e amarrado como uma múmia. Reservas de mercado e monopólios mantêm a maioria desses paquidermes públicos ou privados no topo de seus segmentos. Aqui não vai nenhum juízo de valor político-ideológico, apenas exponho as entranhas do bicho.Semler diz que, evitando exercer um controle intenso, o gerente cria condições para que a mudança seja efetivada por ela própria. Ele acredita ser essa fórmula que ajudou sua empresa a eliminar os problemas infantis que consomem de 20% a 30% do tempo de um gerente e que fazem parte dos problemas que serão abordados por muitos programas formais de mudança.

Freqüentemente descrita como a empresa mais esquisita do mundo, a Semco é um epítome da abordagem à mudança de baixo para cima. São os funcionários que escolhem o que querem fazer, seus títulos, lugar e horário de trabalho e, até mesmo, o quanto devem ganhar. Todos na empresa passam por uma avaliação semestral de 360 graus. Essas avaliações formam o cerne de qualquer mudança que for necessária. Os líderes são escolhidos pelos seus próprios subordinados e, quase sempre, de dentro da empresa, de modo a evitar que mudanças radicais sejam impostas por novos líderes vindos de fora, na tentativa de causar boa impressão. A posição do CEO não é fixa, pois há um rodízio entre quatro pessoas, cada uma assumindo o cargo por um período de um ano. A empresa nem mesmo faz previsões orçamentárias anuais – a previsão máxima é de seis meses. Em resumo, a Semco redefine a mudança: em vez de ser encarada como um trabalho de líderes seniores, ela é responsabilidade do que Semler chama de átomos, grupos de 8 a 12 pessoas que supervisionam os processos básicos da empresa. Conseqüentemente, a mudança ocorre de forma contínua, gradual e equilibrada – quase que de forma imperceptível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com