TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações tecnológicas em educação

Artigo: Inovações tecnológicas em educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO

MUDANÇA NA SOCIEDADE X MUDANÇA NA ESCOLA

Minha Biblioteca

Estamos diante de um grande avanço tecnológico em que as escolas procuram desenvolver suas atividades dentro de um processo de informatização. Porém, sabemos que a tecnologia não irá solucionar todos os problemas educacionais já que estes podem ser de várias categorias como social, cultural, econômica ou política. Essa constatação não pode nos deixar sem ação diante das inovações tecnológicas no contexto educacional, pois percebemos que nesse campo as mudanças ocorrem em ritmos mais lentos, e os resultados do uso dessas tecnologias no espaço escolar são muito pouco perceptíveis.

É necessário continuar pesquisando sobre o que as novas tecnologias têm a oferecer à educação, para que tenhamos condições de formar uma visão crítica fundamentada sobre o seu uso.

Nessa perspectiva, o uso das tecnologias na escola quer seja a televisão, o vídeo ou a internet segue a lógica da distribuição da informação sem que haja uma preocupação em torná-las significativas. Agindo dessa forma, dentro da lógica da distribuição definida pela modernidade, a escola resiste às transformações sociais e culturais que estão ocorrendo na sociedade contemporânea, criando assim um abismo entre o mundo da escola e o mundo da vida. Marco Silva (2000) no livro “Sala de aula interativa” ressalta que é preciso mudar o modelo comunicacional na sala de aula, pois não adianta ter uma sala estruturada em tecnologias e internet se não houver interatividade e coautoria entre professores e alunos.

Por isso diante de um cenário em que temos um grande avanço nas tecnologias e quase nada avança na educação, como poderemos usar as capacidades tecnológicas onde se trabalham com uma gama de conexões complexas e programas diversificados se grande partes dos alunos não sabem ler e escrever direito, o que torna inviável utilizar essas potencialidades tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com