TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inseminação Artificial

Casos: Inseminação Artificial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

Inseminação artificial (IA)

É a técnica em que o sêmen do touro é introduzido, pelo homem, no útero da vaca ou novilha em cio sem o contato direto com o touro. Ou seja, uma dose de sêmen descongelada é depositada no aparelho reprodutivo da fêmea para que ocorra a fecundação do óvulo. Para isso, são utilizados instrumentos e procedimentos apropriados.

Vacas em cio pela manhã deverão ser inseminadas na tarde do mesmo dia; vacas observadas em cio à tarde devem ser inseminadas no início da manhã do dia seguinte.

Este método permite usar touros provados para a produção de leite e, assim, melhorar a genética do rebanho e aumentar a produção de leite na propriedade.

Quando inseminar

A inseminação deve ser feita quando a vaca estiver em cio sempre algumas horas antes da ovulação (momento em que se desprende o óvulo do ovário da fêmea).

Está antecedência se faz necessária para que o espermatozoide consiga chegar até o terço anterior das trompas (local onde se dá a fecundação).

Além disto, em muitas espécies deve haver um tempo para a adaptação e maturação dos espermatozóide.

Os espermatozoides se mantem vivo em torno de 30 a 48 horas no aparelho genital da vaca.

Onde inseminar

O local ideal para a deposição do sêmen, na inseminação Artificial, é o fim do canal cervical é, na união deste com o útero.

Uma das maiores vantagens da inseminação Artificial é a de permitir, á redução do volume liquido a inseminar e a redução do numero de espermatozoide.

Coleta do sêmen

A coleta do sêmen constitui a primeira operação que se deve realizar na técnica da inseminação artificial. Para a coleta é utilizado uma fêmea manequim, onde o macho pratica a monta. No momento da monta o pênis do macho é desviado cuidadosamente, e introduzido na vagina artificial. Nesta vagina é adaptado um corpo coletor que recebe o sêmen ejaculado.

cio

A partir do momento em que a fêmea passa a aceitar a monta, podemos dizer que a fase do cio propriamente dito, teve início neste instante.

-redução do apetite;

- redução da produção de leite;

- liberando muco;

- urina constantemente;

- vulva inchada e brilhante;

- farejar e lamber animais e até mesmo pessoas;

- repetidas tentativas de saltar sobre membros do rebanho e até mesmo sobre os rufiões;

- inquietude, nervosismo;

- caminham bastante;

- agrupam-se em torno do rufião ou touro;

- mugir constantemente, podendo até mudar o tom, entre outros;

Caminho percorrido pela mão no reto e pela pipeta

A mão contendo a luva é introduzida no reto da vaca em cio, para firmar o colo (cérvix) e dirigir a pipeta através do mesmo. A pipeta contendo o sêmen é introduzida através da vulva, vagina e colo, para que o sêmen seja depositado logo na entrada do corpo do útero.

Condições para o sucesso na inseminação

⦁ As vacas podem ser inseminadas durante ou logo após o período de cio.A vaca normalmente permanece em cio de 12 a 36 horas, e pode ser inseminada com sucesso ate 6 horas após o fim do período de cio.

⦁ Deve-se obedecer a todos os preceitos de higiene durante a inseminação, para evitar a transmissão de doenças, e se prevenir as infecções.

⦁ Todo o equipamento usado para a inseminação deve ser cuidadosamente limpo.

⦁ As pipetas de vidro ou especulo devem ser esterilizadas no autoclave ou pela fervura de vinte a trinta minutos.

⦁ O inseminador deve manter as botas limpas e desinfetadas, para evitar a transmissão de doenças de uma propriedade a outra.

Passo a Passo

1. Examine a ficha da vaca. Contenha o animal no tronco. Faça o exame do muco;

2. Exteriorize a ponta da bainha através de uma pequena abertura no saco plástico do lado da extremidade onde deverá penetrar o aplicador. Prepare o aplicador, verificando a extremidade que será utilizada e retire o êmbolo metálico de seu interior, colocando-o ao lado. Esta atitude evitará que o êmbolo metálico possa empurrar a bucha da palheta antecipadamente, fazendo perder parte ou todo o sêmen

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com