TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inspeção De Software

Trabalho Universitário: Inspeção De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

1. Inspeção de software

Inspeção de software é o processo de v & v, estático, no qual um sistema de software é revisto para se encontrar erros, omissões e anomalias. Geralmente as inspeções enfocam o código-fonte, mas qualquer representação legível do software, como seus requisitos ou um modelo de projeto, pode ser inspecionado.

2. Processo de inspeção de software

Inspeções de programa são revisões cujo objetivo é a detecção de defeitos de software. A noção de um processo de inspeção formalizado foi desenvolvida pela primeira vez na IBM, na décadade 1970 ( Fagan, 1976; Fagan, 1986). Atualmente, a inspeções é um método de verificação de software amplamente usado, especialmente em engenharia de sistemas crítico.

2.1 Tabela: papéis no processo de inspeção.

Papel

Descrição

Autor e proprietário O programador ou projetista responsável por produzir o programa ou o documento. Ele é responsável pela correção de defeitos descoberto durante o processo de inspeção

Inspetor Encontra erros, omissões e inconsistências nos programas e documentos. Pode também identificar questóes mais amplas fora do escopo da equipe de inspeção.

Leitor Apresenta o código ou documento em uma reunião de inspeção.

Relator Registrar os resultados da reunião de inspeção.

Presidente ou Moderador Gerencia o processo e facilita a inspeção. Relata os resultados do processo ao modelador-chefe.

Moderador- chefe Responsável pelos aprimoramentos do processo de inspeção, pela atualização da lista de verificação, pelo desenvolvimento de padrões.

2.2 Processo de inspeção

3. Verificação e Validação

Verificação e validação ( V & V ) é o nome dado aos processos de verificação e análise que asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda às necessidades dos clientes. A verificação e validação constituem um processo de ciclo de vida completo, começando com as revisões dos requisitos e continuando com as revisões de projeto e as inspeções de código até chegar aos testes de produto. Deve haver atividades de V & V em cada estágio do processo de software. Essas atividades verificam se os resultados das atividades de processo estão conforme especificado.

A verificação e validação não são a mesma coisa, embora sejam facilmente confundidas. A diferença entre elas é sucintamente expressa por Boehm (1979):

“ Validação: estamos construindo o produto certo?”

“ Verificação : estamos construindo certo o produto?”

3.1 Planejamento de Verificação e Validação

Verificação e Validação é um processo dispensioso. Para alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com