TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação de Gravadora no Bairro

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

                                                   1º BIMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL

  • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.  
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

 

      NOME DO ALUNO: VANDEIR SILVA SANTOS               RA: 1708144992    

                                             

                               PROFESSOR JOÃO PAULO SASSIOTO  

   

                      PORTO SEGURO – BAHIA, 15 DE ABRIL DE 2015.  

SUMÁRIO:

  • Resumo
  • Introdução
  • Perfil dos oponentes
  • Habilidades dos negociadores
  • Analise da situação e planejamento
  • Cultura organizacional
  • Prévia das negociações
  • Proposta final
  • Conclusão da negociação

RESUMO

   Após a notícia de que uma gravadora iria se instalar em um bairro de classe média numa cidade do interior de São Paulo, os moradores através da associação de moradores do bairro, entram com um pedido na prefeitura para impedir a instalação da gravadora. A prefeitura ciente da desaprovação dos moradores quanto a este assunto sugere que a gravadora apresente algumas propostas para a associação de moradores a fim de que negociem um acordo e assim conseguirem o maior número de aprovação dos moradores daquela localidade. A prefeitura estabeleceu um prazo de 20 dias para a Gravadora apresentar uma proposta aos moradores.

 

INTRODUÇÃO  

    Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a gestão de custos, logística e ambientação, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade do interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinhas, promovendo então, progresso contínuo ao local escolhido para ser sede da empresa. Os moradores porém, através da associação de moradores do bairro Morar Bem, ao saber dos interesses da gravadora, entraram com um manifesto junto a prefeitura da cidade com o intuito de impedir as instalações da gravadora, alegando que aquelas instalações iria ocasionar a perturbação do local com a entrada e saída de pessoas e veículos em local ora pacífico e urbano, cujo moradores são pessoas humildes e também com sua grande maioria sendo da terceira idade. Após recebimento do manifesto pela prefeitura e analisarem descobriram que eles já haviam autorizado a gravadora a executar a construção da obra, a prefeitura por sua vez, para não ficar em situação de risco e sem autonomia junto a gravadora e associação do bairro, resolveu comunicar a gravadora sobre o manifesto dos moradores daquela localidade e sugeriu que um preposto da empresa fosse então ao encontro desta associação para tratarem do assunto e chegarem ao final há um denominador comum.

   Assim sendo, o Sr Jorge Andrade, Gerente de negociações e porta voz do Presidente da gravadora, procurou imediatamente o Sr Carlos Henrique, líder da associação de moradores do bairro “Morar Bem” para entender melhor do que se tratava aquele manifesto, então eles começaram a colher informações pertinentes aos seus interesses e iniciaram uma negociação a fim de determinar o que seria favorável para ambas as partes.

MAPEAMENTO DO PERFIL  

Perfil dos componentes: Associação dos moradores Morar Bem.

Líder: Carlos Henrique.

Formação: Administrador.

Objetivo: Impedir a construção da gravadora no local autorizado pela prefeitura.

Alegação: Perturbação da ordem pública.

Argumentos: Barulho, Segurança, aumento da circulação de automóveis e pessoas no bairro.

Estímulos a Negociação: Pessoas idôneas, prezam pela segurança e tranquilidade das ruas do bairro, a maioria dos moradores são da terceira idade.

Estímulo para o protesto: Moradores não aceitam a ideia de inovação do bairro, chegada de investidores no local do setor privado.

Perfil do Negociador: A gravadora X.

Líder: Jorge Andrade.

Formação: Estrategista de negócio, com experiência em negociar em meio de conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável.

Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios para todos.

HABILIDADES DOS NEGOCIADORES.

Associação de moradores MORAR BEM – Representado pelo Sr Carlos Henrique, possui um estilo restritivo e a principal característica é a falta de cooperação, aliada à meta do ganho independente do resultado para a outra parte, só chegará a um acordo se for forçado, estabelece posições firmes e claras. Não se intimida diante do conflito e aceita assumir riscos, estando irredutível e sem uma grande vontade de chegar a algum acordo a não ser a desistência por parte da gravadora.

Gravadora X – Representado pelo Sr Jorge Andrade, possui um estilo amigável e a principal característica é ser cooperativo, disposto a manter o bom relacionamento com a outra parte, facilitando o acordo e a busca de bons resultados para ambos os lados influenciado pelo “espírito esportivo”. Tentando criar laços menos conflitantes assim favorecendo seu interesse em modificar a opinião dos adversários.

ANALISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO.

  Com base nas informações pela prefeitura e os estudos realizados para o empreendimento, Jorge Andrade, realiza a análise da situação e planejamento, conforme demonstrado abaixo:

  • Análise: Associação Morar Bem, ora representa por Carlos Henrique, alegam que a instalação da gravadora X irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido barulho, trânsito e também afetará a segurança dos moradores do bairro, tendo em vista que a maioria dos moradores são da terceira idade, o representante da associação está irredutível para qualquer forma de proposta apresentada pela gravadora.
  • Planejamento: Tendo em vista as situações apresentadas e ao projeto do empreendimento, foi elaborado um plano para solucionar os problemas encontrados no bairro, pois trata-se de um bairro novo que ainda necessita de algumas melhorias, tendo em vista que pode ser apresentado nas negociações já que a  gravadora X tem o propósito de convencer os moradores que a instalação somente trará benefícios em forma de crescimento do bairro, tais como:
  • Melhorar a locomoção dos moradores;
  • Infraestrutura moderna;
  • Valorização dos imóveis;
  • Trazer interessados a investir naquela região, gerando fonte de renda e crescimento profissional.

CULTURA ORGANIZACIONAL.

   A gravadora X tem sua cultura disseminada entre seus colaboradores de forma aceitável. Os proprietários  da empresa trabalham com foco na liderança participativa e Gestão de desempenho, promovendo junto aos seus colaboradores a participação de todos no processo, inclusive, dando para eles a liberdade de opinarem sobre as melhores práticas ou novas ideias. A política da empresa oferece Plano de carreira e sucessão, aproveitando deste recurso para descobrir os novos talentos que estão inseridos na organização. Apesar da organização está se expandido para outra localidade, tendo em vista que a gravadora X, abrirá novas oportunidades de crescimento para os colaboradores que aceitarem a sua transferência da a filial que está sendo pretendida no bairro, muitos temem em assumir este novo desafio, pois além de entender as dificuldades de adaptação, muitos temem em deixar suas famílias por mais tempo e principalmente da falta de comodidade de locomoção, pois a nova instalação estará situada em um local mais distante de suas moradias e como o processo precisa ser avaliado ainda, eles não poderão de imediato providencias novas moradias para trazer suas famílias para próximo da nova instalação da gravadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com