TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Multipla

Exames: Inteligencia Multipla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de conclusão I Módulo I

Disciplina: Língua Portuguesa

Conteúdo: Alfabetização e Coordenação Motora ( séries Iniciais)

Lingüística

Atividade: Para estimular essa inteligência, desenvolva atividades como contação de histórias, produção de trechos de histórias iniciadas por colegas, transformação de um gênero para outro, por exemplo adaptar uma fábula para uma peça de teatro, trava-línguas, palavras-cruzadas.

Lógico-matemática

Atividade: São estímulos jogos de raciocínio e estratégia como xadrez, dominó, cubo mágico, sudoku, resolução de enigmas lógicos. Também brinquedos de desmontar e montar, bem como encaixar peças.

Espacial/visual

Atividade: Brinquedos como lego de montar e encaixar, origami, tétris; atividades de desenho, como copiar objetos reais para o papel, esculpir materiais. Organização dos próprios brinquedos em espaço determinado - todas essas atividades vão estimular tal inteligência.

Musical

Atividade: Para estimular essa inteligência, trabalhe a construção de brinquedos musicais com materiais do dia-a-dia, como panelas, copos, lápis e tudo o mais, usando-os para desenvolver ritmos e melodias, imitar diferentes sons com a própria voz. Bem como brinquedos como Genius e até mesmo Guitar Hero ou Rock Band.

Cinestésica-corporal

Atividade: Jogos como mímica, brincar de sério; atividades como cerâmica, dança, teatro e esportes em geral ajudam nessa inteligência.

Disciplina: Educação Física

Conteúdo: Educação Física

Lingüística

Atividade: Corrida das Letras com Letras de papel. Cada aluno receberá uma letra desenhada em folhas de papel. Elas são organizadas de um lado da quadra, sendo que, deverão correr para o outro lado da quadra quando o professor falar a sua letra. VARIAÇÃO: Mantendo a mesma organização proposta a cima, contudo, o professor falará uma palavra ou frase, e os alunos deverão correr para o outro lado da quadra e construir a palavra ou frase que o professor solicitou. Estabelecer um tempo mínimo para a execução da atividade (no mínimo um minuto para cada palavra ou frase).

Lógico-matemática:

Atividade: Pegar ou Escapar. Não necessita de materiais, apenas uma quadra com as demarcações, ou mesmo um espaço suficiente para o deslocamento de todos os alunos sem dificuldade. Os alunos são divididos em dois grupos, onde cada grupo deverá ficar de um lado da quadra. Um grupo será OS NÙMEROS PARES e o outro OS NÙMEROS IMPARES. O professor falará um número, onde, caso seja ímpar, o grupo que corresponde aos números ímpares, deve ESCAPAR, e os que correspondem aos números pares, deve tentar PEGAR os colegas impares (e vice e versa). Quando um aluno é pego, ou escapa quando deveria pegar, passa para o outro grupo.

Espacial/visual

Atividade: Circuito do Barbante. Vai utilizar Barbante e locais para amarrar o barbante, em níveis diferentes. O professor elaborará um circuito, no qual, as linhas de barbante delimitaram o espaço pelo qual os alunos deverão passar. Colocar as linhas de barbante em níveis diferentes, e os alunos deverão passar por cada barbante, ora por cima dele, ora por debaixo dele. RECOMENDAÇÃO: determinar um tempo para a execução da atividade.

Musical

Atividade: Instrumentos musicais. Usar Chocalho e pandeiro, ou quaisquer outros instrumentos musicais. Os alunos deverão bater palmas no mesmo ritmo dos instrumentos tocados pelo professor. VARIAÇÃO: Variar os ritmos tocados (ora mais intenso ora menos intenso).

Cinestésico-corporal:

Atividade: Pega-Pega. Não necessita de materiais, apenas uma quadra, ou mesmo um espaço suficiente para o deslocamento de todos os alunos sem dificuldade.Um aluno será o pegador e os outros deverão escapar desse pegador. Quem for pego, torna-se pegador também.

Atividade de Conclusão III Módulo II

Com base na teoria da inteligência múltipla eu sou, certamente, do tipo Lógico-matemática Minha lógica é boa, o que me permitiu a graduação em ciência da computação , e hoje me tornar uma programadora.É a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio lógico-dedutivo e para a compreensão de cadeias de raciocínios, bem como a capacidade de solucionar problemas envolvendo números e elementos matemáticos. É a competência mais diretamente associada ao pensamento científico e, portanto, à idéia tradicional de inteligência..Fisicamente não sou nada especial e sou medíocre na inteligência espacial, mas me viro bem com um mapa. A inteligência interpessoal, diferentemente de outras, pode ser melhorada. Assim, espero continuar aprimorando minha capacidade de compreender outros.

O professor como mediador no processo do ensino e aprendizagem, deve procurar diversificar sua prática pedagógica de maneira que considere a singularidade de cada aluno na aquisição do conhecimento, e no desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, propiciando a estes, possibilidades de progredir integralmente, mas com sentido e significado para os mesmos.

Dessa forma, tanto a prática docente como o ambiente escolar (infra-estrutura, profissionais envolvidos na instituição, etc), devem favorecer o desenvolvimento infantil em sua totalidade, visto que é na educação infantil que as crianças vivenciam os primeiros passos da aprendizagem, e que esse período prepara o aluno para as séries seguintes. Para que essa preparação seja possível, é de extrema importância que o currículo escolar contemple um ensino dinâmico, que saia do tradicionalismo, diversificado, que envolva temas relevantes à aprendizagem e interdisciplinar, onde a alfabetização que é uma fase importantíssima na educação infantil não seja pensada como apenas o domínio da leitura e da escrita, mas como uma leitura de mundo; afinal a criança não tem que trabalhar apenas letras e números, mas deve aprender a resolver conflitos, aprender regras, enfim conhecer o mundo e ver-se inserida no mesmo.

Contudo, o educador não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com