TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligências

Casos: Inteligências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O cientista norte americano Howard Gardner, formado no campo da psicologia e da neurologia, causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pós-graduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget (1896-1980). Por outro lado, a dedicação à música e às artes, que começou na infância, teve bastante impacto em seus estudos e o levou a supor que as noções consagradas a respeito das aptidões intelectuais humanas eram parciais e insuficientes.

Na época, o padrão mais aceito para a avaliação de inteligência eram os testes de QI, criados nos primeiros anos do século 20 pelo psicólogo francês Alfred Binet (1857-1911) a pedido do ministro da Educação de seu país. O QI (quociente de inteligência) media, basicamente, a capacidade de dominar o raciocínio lógico-matemático, mas durante muito tempo foi tomado como padrão para aferir se as crianças correspondiam ao desempenho escolar esperado para a idade delas.

Neste contexto, depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, Howard Gardner concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica a diversidade entre os indivíduos. De acordo com o pesquisador, são muito raros os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. É possível citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.

Além disso, Gardner afirma que as inteligências apresentam-se de duas formas: oriundas de bagagem genética, ou seja, algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, e também as experiências vividas contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.

Considerando que as experiências contribuem para o desenvolvimento de inteligências, estímulos e fatores do ambiente social possuem muito potencial de influência.

O autor dividiu, portanto as inteligências da seguinte forma:

• Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. Costumam fazer contas de cabeça rapidamente.

• Linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.

• Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com