TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intenção De Ruptura E Modernização Do Serviço Social

Trabalho Escolar: Intenção De Ruptura E Modernização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

A modernidade é marco de por profundas transformações sociais, entre o inicio do século XIX até os dias atuais. Ela se apresenta com certa ambiguidade, ao mesmo tempo em que oferece segurança, oferece perigo, ou seja, oferece confiança e risco. Somos acometidos por um ritmo constante de mudanças onde o avanço da intercomunicação nos põe em conexão com diferentes partes do globo sem que, no entanto, o desenvolvimento das forças de produção tenha trazido uma melhora significativa na qualidade de vida dos homens.

Como instituição no Brasil o desenvolvimento do Serviço Social mantém uma clara conexão com o desenvolvimento das relações capitalistas na nossa formação social. Isso ficou claro com a análise da emergência da profissão no país. Agora novamente, o processo de renovação conectado ao processo de abertura do espaço nacional pelas relações capitalistas, no andamento posto pela modernização conservadora promovida pelo regime autocrático burguês.

Na medida em que a questão social torna-se objeto da intervenção macroscópica, sistemática e estratégica do Estado autocrático burguesa se consolida um mercado nacional de trabalho para os assistentes sociais. O Estado brasileiro como centralizava cada vez mais o seu poder interventivo, teve que intensificar as formas de enfrentamento as novas expressões da “questão social” por meio do investimento também em políticas sociais.

O Estado brasileiro mudava a sua estrutura e seu funcionamento organizacional, alterando, por sua vez, a relação dos assistentes sociais com as perspectivas instituições empregadoras, com os recursos disponibilizados para execução das políticas sociais, bem como sua relação com outros profissionais passaram a exigir dos assistentes sociais novas competências na sua formação profissional.

Na grandeza da capacidade do assistente social, houve uma harmonia entre o aguçado sentimento e conhecimento técnico e especializado do assistente social, com as devidas necessidades de solucionar os problemas recorrentes da sociedade. Assim se caracterizou a renovação da profissão do assistente social.

Percebe-se que após depurar este texto, vimos claramente que ao estamos confinados como assistentes sociais o caminho acabou, caminhos de lutas, contradições e conhecimento estes que vieram a garantir o sucesso profissional dos assistentes, portanto chegamos ao reconh

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com