TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva ético-teórico-metodológica Na Intenção De Ruptura E O Projeto ético-político Do Serviço Social.

Artigo: A Perspectiva ético-teórico-metodológica Na Intenção De Ruptura E O Projeto ético-político Do Serviço Social.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 7

A perspectiva ético-teórico-metodológica na intenção de ruptura e o projeto ético-político do serviço social.

Após o primeiro código de ética profissional, de 1947 ocorre uma reformulação no então código de 1965, que sofre algumas mudanças,mas ainda trás fortes influências religiosas e do modelo econômico hegemônico, tudo isso esta vinculado a um momento histórico de 1960 em que o serviço social entra em uma crise ideológica política e de atuação, que deu inicio a um forte movimento de questionamentos e críticas aos modelos de atuações internacionais, do qual o serviço social brasileiro sofria influência principalmente em relação a burocratização e a ligação com a classe dominante,nesse momento surgem três tendências de modernização no serviço social. A primeira que foi chamada de matriz conservadora, que considerava valida atuação existente na época, já a segunda propunha uma modernização conservadora onde ainda se matéria ideais conservadores, a terceira já tinha sua base em direção a ruptura com o conservadorismo, esse movimento crítico do serviço social foi chamado reconceituação,que trazia questionamentos sobre a pratica da categoria e a sociedade, e fazia fortes criticas ao trabalho tradicional.

Com o golpe militar de 64 mudou os rumos históricos do serviço social, ruíram as iniciativas de rompimento com o conservadorismo, o maximo que se conseguiu foi uma modernização na qual ainda predominava o conservadorismo. O código apesar de esta pautado na defesa da família e na harmonia entre as classes e ordem justa e solidária ainda se mantinha sob as bases neotomista. Em 1975 o código de ética foi discutido e formulado pelos profissionais de serviço social em plena ditadura militar, nesse período o Brasil enfrentava graves crises, a inflação chegava a 34,5 %, a divida externa só crescia e os salários estavam baixos, nessa época também houve manifestações históricas na defesa dos direitos humanos e pela liberdade de expressão. Apesar de essa ser uma época muito difícil e a população se encontrar manipulada pelo regime militar, com muitos presos políticos torturas e mortes, mas nessa mesma época os movimentos sociais passaram a fazer frente ao regime militar. Porém o código de1975 mantinha relações com tecnicismo, funcionalismo e neotomismo, nesse código mostram-se muito forte a ditadura, que da direito de intervir na vida da sociedade e nas atividades profissionais.

E m 1986 com o fim do milagre econômico, a ditadura militar entra em crise, os movimentos sociais da classe trabalhadora, sindicatos e ate mesmo da igreja católica ganham força e espaço na luta pela democratização, foi nesse contesto de lutas sociais que o serviço social trazer a tona novamente o movimento de ruptura com o conservadorismo. O código de 86 foi considerado um marco na ruptura com o conservadorismo burguês, com os conceitos de moral religiosa e a neutralidade, esse código foi um divisor de águas na ética profissional porque marca o rompimento com conservadorismo e direciona o compromisso ético-político do serviço social com a classe trabalhadora,

A revisão do código de ética profissional do assistente social terminou em 1993 com a conclusão do código em que os assistentes sociais ampliaram suas conquistas e reafirmaram o direcionamento político. Os onze princípios básicos do código de 1993: liberdade individual; defesa intransigente dos direitos humanos; ampliação da cidadania; democracia; equidade e justiça social; eliminação de qualquer forma de preconceito; garantia de pluralismo; opção por um projeto profissional voltado para uma nova ordem profissional; articulação com outras categorias; qualidade de serviços prestados; e livre de descriminação.

Após os anos 90 a pratica dos assistentes sociais vem sendo discutida através da instrumentalidade. E através da instrumentalidade que o serviço social se consolida e se materializa o que permite a união das dimensões técnica, política, pedagógica e intelectual das intervenções dos profissionais. Uma visão integrada das ações sociais possibilita que sejam ações técnicas e politicamente comprometidas.

O projeto ético-político do serviço social ganha força em 1970,com a crise da ditadura militar,e através da reorganização política dos movimentos sociais dos sindicatos, trabalhadores, associações e também os movimentos estudantis.Nos anos 80 torna-se evidente o crescimento de produção teórica e analise critica isso era resultados de novas pesquisas em serviço social e de cursos de pós graduação.E com isso cresce a produção de conhecimento e despontava ai o rompimento com o conservadorismo .Ainda nos anos 80 o serviço social cria uma nova identidade profissional,que foi construída na pratica em meio as lutas de classe e do enfrentamento das questões sociais, escolha de valores e o posicionamento contrario a visão tradicional que ate então se tinha.O comprometimento com a classe trabalhadora elegendo esse valor ,como valor ético-político principal da profissão , a ética tem seu amadurecimento na década de 90, através de conhecimentos éticos e dos debates críticos por vertentes marxista.Foi nesse momento histórico das décadas de 80 e 90 que o projeto ético-político vem se estabelecer e incorporar novas questões e necessidades emergentes da época tendo um caráter aberto.

A liberdade como valor ético central, concebida em um contexto histórico tinha um compromisso com a emancipação e autonomia do individuo, esse principio e um compromisso profissional de uma nova ordem societária onde não se existiria exploração e dominação de classe, outro desses valores era a defesa dos direitos humanos,que tinha como base a equidade e justiça, que visava garantir o acesso universal aos serviços e políticas sociais,a ampliação da cidadania baseados nos direitos civis, sociais e políticos. No projeto o valor profissional se direciona a um compromisso com a competência na formação acadêmica, ou seja, formar profissionais que sejam capazes de ter capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com