TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdisciplinaridade

Exames: Interdisciplinaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 7

Interdisciplinaridade no cenário educacional é um movimento em processo de construção e sua prática busca superação disciplinar através de um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas do conhecimento contribuindo para o aprendizado do aluno.

Este movimento tem conquistado cada vez mais seu espaço e hoje sofre grande influência na legislação e nas propostas curriculares, está sendo presente nos discursos e nas práticas de professores. Este recurso ainda é pouco conhecido, pois para alguns profissionais a ideia ainda é bastante nova e temida ao mesmo tempo – já tivemos a comprovação dos estudiosos à possibilidade de interagir disciplinas aparentemente distintas, mas que na verdade de alguma forma se completam, e quando são trabalhas em conjunto pode-se alcançar com mais facilidade os objetivos; vale lembrar que esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo; essa forma de estudo surge como forma de superar a fragmentação entre as disciplinas e as relacionam em momentos de enfrentar temas de estudo.

Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais. É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas. A interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar.

Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.

Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nos PCN’S, pois é necessário que ele assuma uma atitude endógena e que faço uso de metodologias didáticas adequadas para esse projeto. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade.

Objetivos da metodologia do trabalho interdisciplinar

1º Integrar os conteúdos;

2º Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento;

3º Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências;

4º Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida, entre outros.

É de suma importância levar em conta no momento da avaliação de um projeto didático, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante a realização deste. Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final.

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (1º PLANO)

Concurso de Poesia - Livro do Aluno

Objetivo: Organizar um "Livro do Aluno", resultado de um concurso de poemas realizado na sala de aula.

Justificativa: A realização de um concurso de poesia estimula à escrita e os valores implicados no ato de escrever, como a socialização, a criatividade, o autoconhecimento e a capacidade de reflexão e de expressão. A recolha dessa produção num livro faz com que os resultados desse trabalho possam ser compartilhados com a comunidade.

Nível de Ensino: 4º ano do ensino fundamental

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ensino das Artes

Ponto de partida: O Concurso de Poesia será realizado com a ajuda de grandes poetas. Trechos de seus versos serão tomados como epígrafes para os textos dos alunos.

Sugestões de textos: "Ida e volta", de José Paulo Paes; "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles.

Estratégias:

1) Marcar uma data e um horário para a realização do concurso de poesia.

2) Instituir um júri de três professores (podem ser também "jurados de honra", convidados).

3) Cada estudante recebe uma folha pautada, na qual estão o ponto de partida e as instruções (referentes ao tempo de duração da prova, ao limite de linhas e à obrigatoriedade de ser um texto escrito em versos).

4) Findo o tempo, o professor recolhe as folhas.

5) Seleção de 10 poemas para uma revisão e formam uma antologia, na qual deve constar a epígrafe que lhes deu origem e o nome e a série de cada autor.

Comentário: A depender do alcance da atividade, pode-se pensar em editar o livro, artesanalmente ou numa gráfica, e fazer um evento de lançamento do "Livro do Aluno", numa manhã de autógrafos, por exemplo, com a presença de toda a comunidade.

PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (2º PLANO)

Cubismo

Objetivos: Estudar as características do Cubismo. Produzir um desenho estilo cubista.

Comentários: O Cubismo foi um movimento artístico que surgiu por volta de 1917 e provavelmente é um dos mais comentados até hoje, seja pela fama de um de seus idealizadores, Pablo Picasso, seja pela revolução que o movimento provocou nas artes visuais. Com essa aula, espera-se que os alunos tomem contato com as características do cubismo e produzam uma obra com esse estilo.

Nível de Ensino: 5º ano do ensino fundamental

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ensino das Artes

Material: O texto sobre Cubismo, do UOL Educação, é um ótimo ponto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com